Conhecimento da equipe de enfermagem sobre a dor do recém-nascido

Nayara Freitas Azevedo Thiago Dias Maria Paula Custódio Silva Mayline Verônica Rocha Sampaio Jesislei Bonolo do Amaral Divanice Contim Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Descrever o conhecimento da equipe de enfermagem sobre a avaliação e o tratamento da dor em recém-nascidos internados na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal de um hospital universitário do estado de Minas Gerais, pela relevância da temática no que se refere à qualidade da assistência neonatal.

MÉTODOS:

Pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, com 13 profissionais de uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e a análise de dados foi orientada pela Análise Temática de Conteúdo nos meses de janeiro a junho de 2018.

RESULTADOS:

Foram elaboradas quatro categorias: identificação da dor; métodos para a avaliação da dor; intervenções da equipe de enfermagem para o alívio da dor; aprendizado da enfermagem no manuseio da dor.

CONCLUSÃO:

O conhecimento dessa equipe está baseado na experiência individual e registram necessidades de mudanças nas estruturas formativas para o alcance de melhores resultados e práticas de enfermagem, fundamentadas em métodos científicos para uma assistência de qualidade.

Descritores:
Conhecimento; Dor; Equipe de enfermagem; Enfermagem neonatal; Recém-nascido

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br