Acessibilidade / Reportar erro

Self-care, education, and awareness of the patient with temporomandibular disorder: a systematic review

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Disfunção temporomandibu lar consiste em uma variedade de condições associadas com dor e disfunção da articulação temporomandibular, músculos da masti gação e estruturas associadas. Os protocolos clínicos de autocuidado são comumente usados como terapia inicial do paciente com disfun ção temporomandibular, após o diagnóstico, como uma abordagem conservadora e não invasiva. O objetivo deste estudo foi estudar as técnicas de autocuidado presentes na literatura e sua eficácia.

CONTEÚDO:

Foi realizada uma revisão sistemática da litera tura, com um levantamento nas bases de dados Science Direct e Pubmed, além da literatura cinzenta, Google Acadêmico. Os seguintes descritores foram utilizados: “autocuidado”, “disfunção temporomandibular” e “aconselhamento”. Artigos em inglês e português, publicados entre 2010 e 2018, foram incluídos. Vin te e um artigos foram selecionados com base em uma série de critérios de inclusão e exclusão.

CONCLUSÃO:

Há dois objetivos principais no tratamento do paciente com disfunção temporomandibular, sendo a redução da dor e a melhora da função. Concluiu-se que terapias de au tocuidado são efetivas em atingir estes objetivos, além de não -invasivas e de baixo custo tecnológico. Pacientes que participam ativamente no próprio processo de cura apresentam melhorias mais rapidamente, alterando sua percepção geral da dor.

Descritores:
Protocolos; Transtornos da articulação temporo mandibular; Tratamento conservador

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br