Acessibilidade / Reportar erro

Os efeitos do laser de baixa intensidade no tratamento da síndrome da dor miofascial: revisão sistemática

DESTAQUES

O laser de baixa intensidade (LBI) é um dos recursos mais utilizados na prática clínica para alívio da dor. Diante disso, é importante entender os seus reais efeitos no tratamento desse sintoma.

O LBI parece apresentar bons resultados para alívio da dor, contudo há uma heterogeneidade entre os estudos que dificultam o entendimento real sobre esses efeitos.

Necessita-se de mais ensaios clínicos robustos para se ter um melhor entendimento sobre a efetividade do LBI na diminuição da dor.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Das abordagens inerentes ao tratamento conservador, o laser de baixa intensidade (LBI) é um dos recursos mais utilizados no tratamento da dor miofascial. Esta pesquisa buscou avaliar na literatura as evidências disponíveis sobre o tratamento da síndrome da dor miofascial com o LBI para analisar os efeitos reportados dessa intervenção.

CONTEÚDO:

Foram utilizadas as bases de dados Medline/Pubmed, SCOPUS, Web of Science, Registro Central Cochrane de Ensaios Controlados (CENTRAL) e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), da Ebsco, para busca de artigos de ensaios clínicos randomizados que relacionassem síndrome da dor miofascial com LBI. Os estudos foram selecionados sistematicamente por dois revisores, independentemente, por meio do título, resumo e, posteriormente, texto completo. Dez artigos que se adequaram aos critérios foram incluídos nessa revisão sistemática. Em seis destes artigos, foi apresentada a melhora da dor comparada ao grupo placebo logo após a sessão de LBI, embora esses resultados não tenham permanecido nos acompanhamentos dos estudos que realizaram follow-ups.

CONCLUSÃO:

O LBI parece ser um recurso que diminui a dor em pacientes com síndrome da dor miofascial. Apesar dos resultados positivos na diminuição da dor com o uso do LBI em alguns estudos, esta análise admite a heterogeneidade dos estudos com resultados conflitantes relacionados à efetividade do LBI. Pesquisas que definam os parâmetros e dosagens terapêuticas adequadas são necessárias para um melhor entendimento sobre os reais efeitos do LBI sobre essa condição clínica.

Descritores:
Dor; Pontos-gatilho; Terapia com luz de baixa intensidade

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br