Acessibilidade / Reportar erro

Atendimento interdisciplinar do tratamento da dor orofacial. Relato de caso

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A importância da ação interdisciplinar tem sido cada vez mais reconhecida na área da saúde, pelo efeito global que exerce sobre os diversos sintomas da paciente. A interdisciplinaridade é possível quando os profissionais permitem a troca do conhecimento através de reuniões clínicas e acompanhamento em conjunto do caso. O objetivo deste estudo foi documentar o atendimento interdisciplinar de paciente que apresentava sintoma da dor orofacial e comorbidades.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo feminino, 48 anos, diagnosticada com disfunção temporomandibular muscular e limitação de abertura bucal, cervicalgia labirintite, zumbido, distúrbio do sono, distúrbios alimentares e ansiedade após avaliação com odontólogo, otorrinolaringologista, fisioterapeuta, acupunturista, psicólogo e nutricionista. O acompanhamento de 1 ano com consultas mensais na área da odontologia e nutrição e consultas quinzenais na área de fisioterapia, acupuntura e psicologia demonstrou controle dos sintomas com remissão total da dor orofacial, cervicalgia, labirintite. O zumbido não teve melhora no sentido de frequência que permaneceu constante, mas segundo a paciente houve melhora na adaptação ao zumbido em lugares com excesso de barulho, permitindo assim melhor interação social. A nutrição e a psicologia tiveram uma grande contribuição na autoestima e rotina social bem como na busca por melhor qualidade de vida.

CONCLUSÃO:

O trabalho interdisciplinar promoveu uma abordagem global dos sintomas da paciente.

Descritores:
Comorbidade; Dor crônica; Dor orofacial; Interdisciplinaridade

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br