Acessibilidade / Reportar erro

Dor e desconforto musculoesquelético em fisioterapeutas da unidade de terapia intensiva e enfermaria de um hospital universitário: um estudo de coorte retrospectivo

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Tanto os fatores biomecânicos quanto emocionais podem contribuir para o surgimento de distúrbios osteomusculares em fisioterapeutas que atuam dentro de um hospital; porém ainda não se sabe se esses profissionais apresentam dor e desconforto musculoesquelético relacionados ao setor e ao tempo de trabalho. Os objetivos deste estudo foram comparar o autorrelato de dor e o desconforto musculoesquelético dos fisioterapeutas da unidade de terapia intensiva e enfermarias e avaliar retrospectivamente, em 12 meses de trabalho, o autorrelato de dor e desconforto musculoesquelético dos fisioterapeutas desses setores.

MÉTODOS:

O autorrelato de dor e o desconforto musculoesquelético dos 18 fisioterapeutas que atuam nesse hospital foi avaliado pelo Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares, no período atual (T1) e comparados retrospectivamente com os dados avaliados no período admissional (T0).

RESULTADOS:

Não houve associação entre o autorrelato de dor e o desconforto musculoesquelético e os setores de atuação desses profissionais, porém houve uma associação temporal entre o autorrelato de dor e o desconforto musculoesquelético na unidade de terapia intensiva, nas regiões de pescoço (p=0,043), ombros (p=0,009), parte superior das costas (p=0,043), parte inferior das costas (p=0,043) e região de quadril e coxas (p=0,027). A segunda jornada de trabalho desses fisioterapeutas não se mostrou associada com a dor e o desconforto musculoesquelético.

CONCLUSÃO:

O autorrelato de dor e desconforto musculoesquelético de fisioterapeutas desse hospital universitário, tanto no período admissional (T0) quanto após 12 meses de trabalho (T1) não se mostrou associado com o setor de atuação desses profissionais. Depois de 12 meses, os fisioterapeutas da unidade de terapia intensiva apresentaram aumento no autorrelato de dor e desconforto musculoesquelético.

Descritores:
Distúrbios musculoesqueléticos; Dor; Fisioterapia; Sintomas osteomusculares; Unidade de terapia intensiva

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br