RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A fibromialgia (FM) refere-se a uma condição dolorosa crônica com etiologia multifatorial, que impacta negativamente na vida de seus portadores e muitas vezes é refratária ao tratamento convencional. O objetivo do presente estudo foi relatar uma série de casos com uso de óleo essencial de Protium heptaphyllum (OEBB) para controle da dor e ansiedade de fibromiálgicos.
RELATO DOS CASOS: Trata-se de uma série de casos pertencentes a um estudo experimental, aberto e autocontrolado, objetivando comprovar a eficácia e relevância do uso da aromaterapia via inalatória para a melhoria da qualidade de vida de mulheres portadoras de FM. Para isso, foi utilizado o óleo essencial obtido pela destilação por arraste a vapor da resina de OEBB. Foram selecionadas 5 mulheres acima de 50 anos com diagnóstico médico confirmado e em tratamento insuficiente com as terapêuticas tradicionais para verificar a eficácia da inalação do óleo essencial de OEBB. As pacientes foram avaliadas através do Questionário de Impactos da Fibromialgia (QIF) e da Escala Analógica Visual (EAV) antes e após a aromaterapia e os resultados foram comparados por meio do Teste T para duas amostras relacionadas. As evidências demonstraram que a inalação de OEBB não foi eficaz para diminuir a intensidade das crises álgicas (p>0,05). No entanto, ficaram comprovados benefícios em relação a melhorias na qualidade de vida como aumento da disposição, melhora do ânimo e do humor, sono reparador e diminuição da ansiedade em 46,78% (p<0,01), conforme demonstrado na pontuação obtida no QIF.
CONCLUSÃO: Conclui-se que a aromaterapia via inalatória apresenta um efeito positivo para controle das comorbidades causadas pela fibromialgia. No mais, a aromaterapia é uma prática complementar que deve ser considerada uma potente adjuvante às terapias tradicionais, devendo sua indicação ser estimulada pelos serviços de saúde públicos e privados.
Descritores:
Aromaterapia; Dor crônica; Fibromialgia; Olfação
DESTAQUES
A fibromialgia é um problema de saúde pública que impede seu portador de desempenhar atividades laborais e impacta negativamente na sociedade
Fatores emocionais, como ansiedade e depressão estão envolvidos no desenvolvimento da dor crônica relacionada à fibromialgia.
Fármacos utilizados para tratamento da fibromialgia causam efeitos adversos importantes e a busca por métodos complementares de tratamento é fundamental, como o uso de óleos essenciais.
Thumbnail
Fonte: Criado digitalmente pela plataforma BioRender.com