Open-access Questionário nórdico de sintomas osteomusculares: avaliação da estrutura fatorial em população de adultos brasileiros

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS  A crescente presença de sintomas osteomusculares na população em geral enfatiza a importância do estudo. O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura fatorial do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO) em uma amostra de adultos brasileiros.

MÉTODOS  Estudo de validação realizado com uma amostra de cunho transversal. Este estudo faz parte de um projeto maior com desenho de coorte prospectiva (n=571). Foram realizadas a análise fatorial exploratória (AFE) e a análise fatorial confirmatória (AFC) do instrumento.

RESULTADOS  A AFE apresentou ajustamento semelhante nas soluções com um ou dois fatores em todos os indicadores. Os valores de ajustamento na AFC para ambos os modelos apresentaram Qui-quadrado p<0,001 e valores de Standardized Root Mean Square Residual e Root Mean Square Error Approximation indicando bom ajustamento.

CONCLUSÃO  Os resultados das análises exploratória e confirmatória demonstraram que o instrumento pode ser utilizado como um único fator ou na solução de dois fatores (região superior e região inferior).

Descritores:
Dor musculoesquelética; Estudo de validação; Estudos transversais

DESTAQUES

Estudo de validação em amostra de base populacional

Realizada análise fatorial exploratória

Realizada análise fatorial confirmatória

location_on
Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro