RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS O manejo da dor é reconhecidamente complexo e muitos esforços têm sido empregados para que novas terapias não farmacológicas sejam desenvolvidas, dentre esses a aplicação das tecnologias digitais no processo de cuidar, mas permanecem algumas lacunas sobre quais as tecnologias digitais que podem contribuir para o manejo não farmacológico da dor e como elas podem fazer isso. O objetivo deste estudo foi mapear na literatura científica como as tecnologias digitais (realidade virtual, realidade aumentada, aplicativos e jogos digitais) podem ser utilizadas para contribuir com o manejo da dor.
CONTEÚDO A revisão de escopo da literatura foi realizada em abril de 2023 nos portais e/ou bases de dados: SCOPUS, Web of Science, LILACS, portal de periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e National Library of Medicine (Pubmed), e foi atualizada em abril de 2024, nos idiomas inglês, português e espanhol; o período de busca se deu entre abril e maio de 2023; termos de investigação adotados: “Realidade virtual” E “Dor”; “Realidade aumentada” E “Dor”; “Jogo Digital” E “Dor”; “Aplicativo” E “Dor”, e suas variações em língua inglesa e espanhola. Duzentos, dos 2437 artigos científicos encontrados, foram incluídos nesta pesquisa. A análise desses estudos evidenciou a realidade virtual como a tecnologia mais utilizada para o manejo da dor, frente às suas propriedades imersivas, que favorecem a distração cognitiva durante a sua utilização, consequentemente reduzindo a necessidade de abordagens farmacológicas.
CONCLUSÃO De acordo com esta revisão de escopo, as tecnologias digitais têm potencial para facilitar a distração cognitiva e reduzir riscos do uso excessivo de analgésicos, sendo a realidade virtual a tecnologia mais proeminente nos diversos contextos para controle da dor devido à integração dos sentidos e maior captação de atenções, transcendendo assim o estresse ambiental associado às sensações álgicas. Esta pesquisa proporcionou uma perspectiva de atualização em saúde, considerando que, por meio de tecnologias digitais, a dor pode ser também manejada com estratégias de baixa complexidade e em diferentes faixas etárias.
Descritores:
Manejo da dor; Medição da dor; Percepção da dor; Tecnologia digital para saúde
DESTAQUES
Realidade virtual como a tecnologia digital mais proeminente nos diversos contextos para controle da dor
Distração cognitiva como forma de aliviar a dor, com a intenção de mudança do modo como a dor é percebida pelo sujeito
A adoção de tecnologias digitais contribui para aumentar a segurança farmacológica no manejo da dor, compreendendo-se que o tratamento da dor precisa ser multidimensional
Thumbnail
