Acessibilidade / Reportar erro

O uso de uma tecnologia E-Pain para o manuseio da dor crônica. Relato de caso

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O tratamento de pessoas com dor crônica inclui terapias não farmacológicas como exercícios, educação em dor e intervenções comportamentais. É necessário diminuir as barreiras ao tratamento e fornecer intervenções de forma acessível a todos os indivíduos que possam se beneficiar. Existe um interesse significativo no potencial de programas de gerenciamento da dor administrados via Internet (tecnologia E-pain). Este relato teve como objetivo avaliar a aplicação de uma intervenção online (Caminho da Recuperação) no manuseio de um paciente com dor crônica.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo masculino, 62 anos de idade, com dor crônica no ombro submetido à reconstrução do manguito rotador. Foram coletados o Inventário Breve de Dor (BPI), a Escala de Pensamentos Catastróficos (PCS), Escala de Tampa para Cinesiofobia (TSK) e Índice de Dor e Deficiência no Ombro (SPADI-Brasil) nas primeira e segunda visitas ao serviço de fisioterapia. Os resultados pré-intervenção da intensidade da dor (60/100), TSK (39/64), PCS (26/52), SPADI incapacidade (61,2) e SPADI dor (86). Os resultados pós-intervenção mostraram melhoras em todos os domínios, intensidade da dor (10/100), TSK (33/64), PCS (5/52), SPADI incapacidade (38) e SPADI dor (42).

CONCLUSÃO:

O Caminho da Recuperação apresentou viabilidade para uso na prática clínica podendo auxiliar pessoas em áreas remotas ou com restrições físicas e financeiras. Os resultados do presente estudo devem ser interpretados com cautela. Recomenda-se o desenvolvimento de ensaios clínicos quanto à efetividade da intervenção e análise de custos.

Descritores:
Dor; Dor crônica; Educação de pacientes como assunto; Educação em saúde; Internet

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br