Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do comprometimento cognitivo em pacientes com migrânea episódica

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A proposta deste estudo foi avaliar a presença de déficits cognitivos em pacientes com migrânea episódica e grupo controle, e comparar com os resultados previamente descritos na literatura.

MÉTODOS:

Foram incluídos pacientes com migrânea episódica, segundo os critérios da International Headache Society, e selecionado um grupo controle pareado por sexo, idade e escolaridade. Os pacientes foram questionados sobre a frequência e intensidade de crises, fármacos, comorbidades. Posteriormente, foi realizada a avaliação neuropsicológica através do Montreal Cognitive Assessment, do teste do relógio, teste da fluência verbal e Stroop teste. As principais variáveis influenciadoras de distúrbios cognitivos foram analisadas (transtorno depressivo, transtorno de ansiedade, distúrbios do sono, uso de fármacos).

RESULTADOS:

Foram avaliados 30 pacientes com migrânea episódica e 30 controles. Os pacientes com migrânea episódica apresentaram uma performance no Montreal Cognitive Assessment teste (p=0,53), teste do relógio (p=0,80), teste da fluência verbal (p=0,44) e Stroop teste (p=0,97) semelhante ao grupo controle. Pacientes com enxaqueca crônica (30 pacientes e 30 controles) realizaram um teste de Montreal Cognitive Assessment teste (p=0,00), teste de fluência verbal (p=0,00) e teste de Stroop (p=0,00) menor que o grupo controle. As principais variáveis influenciadoras de distúrbios cognitivos foram estudadas através de regressão linear e nenhuma dessas variáveis apresentou-se como fator de influência no Montreal Cognitive Assessment.

CONCLUSÃO:

Os pacientes com migrânea episódica não apresentaram déficits cognitivos em comparação com um grupo controle.

Descritores:
Cefaleia; Disfunção cognitiva; Migrânea

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br