Manifestações orofaciais após infecção por vírus da chikungunya. Relato de caso

Ana Paula Varela Brown Martins Juliana Stugisnki-Barbosa Paulo Cesar Rodrigues Conti Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O vírus chikungunya é um patógeno humano responsável por uma doença caracterizada por febre, dor de cabeça, mialgia, erupção cutânea e artralgia aguda e persistente. O objetivo deste relato de caso foi descrever as manifestações orofaciais de uma paciente infectada pelo vírus chikungunya.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo feminino foi encaminhada para a clínica odontológica da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, devido à dor orofacial grave. Duas semanas antes, ela havia sido diagnosticada com infecção por vírus chikungunya. Após período febril e erupção cutânea, a paciente apresentou dor intensa nos ombros, joelhos e face, que dificultava a movimentação e realização das atividades diárias. Foi diagnosticada com desordens temporomandibulares (artralgia e dor miofascial com referência do músculo masseter no lado direito). A paciente foi orientada sobre dieta livre de dor, compressas quentes e massagens na região dolorosa. Ela já se automedicava com corticosteróides. Foi instruída a procurar especialista para suas dores no corpo. As manifestações provocadas pela infecção foram curadas após 10 dias do início do uso de corticosteroides e aconselhamento.

CONCLUSÃO:

Até o momento, nenhum relato foi publicado na literatura sobre a manifestação orofacial do vírus chikungunya, que poderia servir de base para auxiliar no diagnóstico de disfunção temporomandibular secundária ao vírus chikungunya ou resultante de possível alteração psicológica por dor generalizada constante) e tratamento. A anamnese detalhada forneceu informações sobre uma provável disfunção temporomandibular secundária à infecção pelo vírus chikungunya e foi notável, pois a melhora dos fatores sistêmicos resultou na remissão do sintoma orofacial.

Descritores:
Dor facial; Vírus chikungunya; Transtornos da articulação temporomandibular

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br