Accessibility / Report Error

Efeitos de uma intervenção de enfermagem no controle de sintomas de pacientes com fibromialgia. Relato de caso

Yasmin Cardoso Metwaly Mohamed Ali Mariana Bucci Sanches Luciana Garcia Lauretti Marina de Góes Salvetti Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A fibromialgia é uma síndrome reumatológica não inflamatória, caracterizada por dor musculoesquelética crônica e difusa, geralmente acompanhada por outros sintomas não relacionados ao aparelho locomotor como depressão, fadiga, alterações cognitivas, qualidade de sono prejudicada e cefaleia. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervenção de enfermagem no controle da dor e nos sintomas depressivos de pacientes com fibromialgia.

MÉTODOS:

Estudo quase-experimental realizado por meio da revisão de banco de dados eletrônico de um serviço privado de monitoramento de pacientes crônicos. A amostra incluiu 353 pacientes com fibromialgia, atendidos no período de 2014 a 2017. A intervenção de enfermagem incluiu uma visita domiciliar e a aplicação de estratégias educativas por telefone ao longo de 6 meses. Os participantes foram avaliados por meio da escala numérica verbal de dor e pela escala Patient Health Questionnaire. A comparação entre as variáveis contínuas foi realizada pelo teste t-pareado e a comparação entre as variáveis categóricas foi realizada por meio do teste McNemar-Bowker. O nível de significância foi estabelecido com valor de p<0,05.

RESULTADOS:

A intervenção de enfermagem promoveu redução significativa na intensidade média da dor (p<0,001) após a intervenção. A redução do escore médio de depressão, no entanto, não foi significativa (p=0,093), mas a intervenção reduziu significativamente os casos de depressão moderada e muito grave (p=0,01).

CONCLUSÃO:

A intervenção de enfermagem por telefone demonstrou impacto positivo no controle da dor e na redução dos sintomas depressivos de pacientes com fibromialgia.

Descritores:
Depressão; Dor; Enfermagem; Fibromialgia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br