Accessibility / Report Error

Efeitos de uma intervenção de enfermagem no controle de sintomas de pacientes com fibromialgia. Relato de caso

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A fibromialgia é uma síndrome reumatológica não inflamatória, caracterizada por dor musculoesquelética crônica e difusa, geralmente acompanhada por outros sintomas não relacionados ao aparelho locomotor como depressão, fadiga, alterações cognitivas, qualidade de sono prejudicada e cefaleia. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervenção de enfermagem no controle da dor e nos sintomas depressivos de pacientes com fibromialgia.

MÉTODOS:

Estudo quase-experimental realizado por meio da revisão de banco de dados eletrônico de um serviço privado de monitoramento de pacientes crônicos. A amostra incluiu 353 pacientes com fibromialgia, atendidos no período de 2014 a 2017. A intervenção de enfermagem incluiu uma visita domiciliar e a aplicação de estratégias educativas por telefone ao longo de 6 meses. Os participantes foram avaliados por meio da escala numérica verbal de dor e pela escala Patient Health Questionnaire. A comparação entre as variáveis contínuas foi realizada pelo teste t-pareado e a comparação entre as variáveis categóricas foi realizada por meio do teste McNemar-Bowker. O nível de significância foi estabelecido com valor de p<0,05.

RESULTADOS:

A intervenção de enfermagem promoveu redução significativa na intensidade média da dor (p<0,001) após a intervenção. A redução do escore médio de depressão, no entanto, não foi significativa (p=0,093), mas a intervenção reduziu significativamente os casos de depressão moderada e muito grave (p=0,01).

CONCLUSÃO:

A intervenção de enfermagem por telefone demonstrou impacto positivo no controle da dor e na redução dos sintomas depressivos de pacientes com fibromialgia.

Descritores:
Depressão; Dor; Enfermagem; Fibromialgia

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br