Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da pandemia da COVID-19 na percepção do tratamento e da dor musculoesquelética crônica em usuários de uma unidade de saúde da família: estudo qualitativo

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor crônica apresenta alta demanda de assistência à saúde, devido a sua causa multifatorial. A pandemia da COVID-19 representou um cenário de estresse social, em que houve redução de atendimentos às doenças crônicas não transmissíveis, incluindo os casos de dores crônicas. O objetivo deste estudo foi compreender os impactos da pandemia para este público, considerando a percepção da dor, experiência com assistência e saúde mental.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo de caso exploratório de metodologia qualitativa. Foi utilizada uma amostra intencional de seis pacientes com diagnóstico de dor musculoesquelética crônica, de ambos os sexos e com idade entre 30 e 70 anos. Os indivíduos passaram por uma entrevista semiestruturada, na qual os dados foram analisados por análise temática e codificação.

RESULTADOS:

Após a análise, emergiram três temas: 1) Impacto multidimensional da dor e estratégias de enfrentamento; 2) Características do serviço de saúde e atenção centrada no indivíduo; 3) Influência da dor na qualidade de vida e na perspectiva de vida futura. O impacto na assistência à saúde foi um fator de ansiedade e incertezas sobre a dor. Isso repercutiu em novas estratégias de enfrentamento, como os teleatendimentos. Nesse contexto, a Atenção Primária à Saúde foi o cenário capaz de gerenciar a qualidade de vida a curto e a longo prazo dos indivíduos com dor crônica.

CONCLUSÃO:

Este estudo contribuiu para a compreensão do impacto da pandemia da COVID-19 em indivíduos com dor crônica, o qual representa desafios à assistência atual.

Descritores:
Atenção primária à saúde; COVID-19; Dor crônica; Dor musculoesquelética

DESTAQUES

O cenário da pandemia da COVID-19 para indivíduos com dor crônica.

Atenção primária e equipe multiprofissional no tratamento da dor crônica

Estratégias de enfrentamento da dor musculoesquelética crônica.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br