Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da infiltração de ácido hialurônico no tratamento das desordens internas da articulação temporomandibular

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O protocolo primário de controle das disfunções temporomandibulares prioriza as medidas reversíveis e menos invasivas. Entretanto, o tratamento conservador mostra-se, algumas vezes, ineficaz, e como alternativa terapêutica, tem sido sugerido o uso de ácido hialurônico para com isso, verificar a sua efetividade em pacientes não responsivos aos tratamentos mais conservadores e poder ajudá-los no controle da dor. O objetivo deste estudo foi rever na literatura a eficácia dessa substância no tratamento das alterações internas da articulação temporomandibular.

CONTEÚDO:

A estratégia de busca utilizou o portal eletrônico Pubmed e a base de dados Web of Science, nos últimos 10 anos. Foram incluídos artigos em inglês que avaliaram a eficácia do ácido hialurônico nas desordens intra-articulares da articulação temporomandibular, e excluídos artigos de revisão de literatura, relatos de casos clínicos, teses e dissertações. Foram selecionados 15 estudos, classificados como ensaios clínicos randomizados, estudos prospectivos e retrospectivos, caso-controle, estudo piloto e revisões sistemáticas. O ácido hialurônico tem importância fundamental na função e lubrificação dos tecidos articulares, devido ao seu alto peso molecular. Quando alterações degenerativas e inflamatórias estão presentes, sua concentração e peso molecular estão diminuídos, e a injeção desse ácido eleva esses níveis, o que pode gerar alívio da dor.

CONCLUSÃO:

A terapia intra-articular com ácido hialurônico é efetiva na diminuição dos níveis sintomatológicos e no restabelecimento funcional da articulação temporomandibular.

Descritores:
Ácido hialurônico; Injeções intra-articulares; Viscossuplementação; Transtornos da articulação temporomandibular

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br