Acessibilidade / Reportar erro

Migrânea e privação do sono: revisão integrativa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Migrânea é um tipo de cefaleia primária e sua fisiopatologia permanece incompleta. A relação entre o sono e a migrânea é facilmente identificada pelos pacientes migranosos. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre privação de sono e a migrânea.

CONTEÚDO:

Foi feita uma busca por artigos utilizando os termos: “migraine” e “sleep deprivation” nas bases de dados Pubmed, Biblioteca Virtual da Saúde (LILACS e IBECS) e Scielo. A primeira análise foi feita com base no título e no resumo. Nos casos em que o título e o resumo não foram esclarecedores, o artigo foi acessado na íntegra. Após a aplicação dos critérios de exclusão, restaram 49 artigos. Estes artigos foram analisados e organizados em duas tabelas: uma destinada aos artigos que tratavam o sono como um gatilho e a outra com artigos que exploravam a relação fisiopatológica entre sono e migrânea.

CONCLUSÃO:

É possível que a privação do sono provoque ou agrave as crises de migrânea devido a sua capacidade de causar estresse oxidativo no cérebro, que ativa receptores TRPA1 localizados nos neurônios trigeminais de 1a ordem. A ativação destes receptores inicia o processo de sensibilização do sistema trigeminal que culmina com a liberação antidrômica de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina nos aferentes durais destes neurônios no gânglio trigeminal. A relação da insônia com a migrânea parece confluir para este mesmo processo fisiopatológico, já que a privação de sono imposta pela insônia seria capaz de gerar a crise migranosa através do aumento do estresse oxidativo.

Descritores:
Cefaleia; Privação do sono; Transtornos de migrânea

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br