Acessibilidade / Reportar erro

Dor lombar, índices antropométricos e flexibilidade em trabalhadores rurais

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O estudo justifica-se pelo expressivo contingente de trabalhadores rurais que não são acompanhados quanto à saúde, ao mesmo tempo que apresentam alterações musculoesqueléticas como dor lombar. Dessa forma, o objetivo foi verificar se há relação entre a dor lombar, medidas antropométricas e níveis de flexibilidade de trabalhadores rurais.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo transversal com trabalhadores rurais que utilizou a escala analógica visual para mensurar a dor lombar. Foram obtidas as medidas de índice de massa corporal, percentual de gordura, circunferência da cintura, relação cintura-quadril e área de gordura visceral, além da aferição da flexibilidade de cadeia posterior.

RESULTADOS:

Foram avaliados 55 trabalhadores rurais, com predomínio do sexo feminino e casados. Dos sujeitos avaliados 37 (67,3%) referiram queixas de dor lombar, sendo a pontuação média de dor de 3,4±2,7. Mais da metade da amostra apresentava valores de índice de massa corporal, percentual de gordura, circunferência da cintura e relação cintura-quadril classificados em categorias indesejáveis. Aqueles com dor apresentaram valores de índice de massa corporal e área de gordura visceral superiores.

CONCLUSÃO:

Os trabalhadores rurais com dor lombar apresentaram valores de índice de massa corporal e área de gordura visceral maiores, assim como aqueles com flexibilidade inadequada na mesma região apresentam valores maiores de área de gordura visceral e dor. Também é possível inferir que há associação entre os valores de índice de massa corporal e área de gordura visceral com o nível de dor, bem como a relação cintura-quadril se associa aos níveis de flexibilidade.

Descritores:
Agricultores; Amplitude de movimento; Antropometria; Dor lombar

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br