Acessibilidade / Reportar erro

A eficácia e o poder analgésico dos canabinoides à luz dos dados atuais disponíveis

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Diversos trabalhos têm constatado o crescente interesse e o consumo de canabinoides e cannabis medicinal (CM), sendo o auxílio no manejo da dor crônica uma de suas principais indicações terapêuticas na atualidade. O objetivo deste estudo foi revisar e analisar os resultados das mais recentes pesquisas pré-clínicas e clínicas da aplicação da CM e dos canabinoides para compreensão de sua eficácia analgésica.

CONTEÚDO:

Foi realizada uma revisão de literatura no sistema de busca Pubmed. Pesquisas pré-clínicas têm evidenciado o papel do sistema endocanabinoides nas vias da dor, através da identificação de seus locais de atuação e mecanismos de modulação da dor. Inúmeros estudos clínicos têm mostrado eficácia da CM e dos canabinoides para manejo de diversas síndromes dolorosas. Algumas diretrizes internacionais já incorporaram o uso de CM e canabinoides, mas como tratamento de terceira ou quarta linha e, na maioria dos casos, com poucas recomendações.

CONCLUSÃO:

Apesar da crescente produção de conhecimento científico, os dados atualmente disponíveis ainda carecem de evidências de alta qualidade para definição da eficácia e poder analgésico dos canabinoides. São necessários maiores estudos pré-clínicos e clínicos para que se possa compreender melhor o status dos canabinoides no manejo da dor, assim como gerar evidências de alta qualidade para incluir ou não o uso da CM e dos canabinoides nos guidelines de manejo das diversas síndromes dolorosas.

Descritores:
Canabinoides; Cannabis; Dor; Maconha Medicinal; Manejo da dor

DESTAQUES

A participação do sistema endocanabinoide nas vias nociceptivas é postulada desde o século XIX e comprovada por robusta evidência na literatura médica.

Diretrizes internacionais já incorporaram o uso da cannabis medicinal e dos medicamentos à base de canabinoides para o manejo da dor crônica, porém como tratamentos de terceira ou quarta linha e, na maioria dos casos, com recomendação fraca.

Evidências atuais não apontam para o uso dos canabinoides no manejo da dor aguda e de pós-operatório.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br