Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da dor crônica na funcionalidade e qualidade de vida de idosos

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor crônica é uma das condições mais comuns encontradas pelos profissionais de saúde; e nos idosos está associada à substancial mobilidade reduzida, esquiva de atividades, depressão, comprometimento do sono e isolamento. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto da dor crônica na funcionalidade e na qualidade de vida de idosos.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo, transversal, exploratório com amostra de 20 pacientes pertencentes à Clínica da Dor do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Para os dados comparativos foram avaliados pelos mesmos instrumentos 20 pacientes com idade inferior a 60 anos. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada contendo questões sobre aspectos sensoriais, impacto emocional, impacto funcional, sono, atitudes e crenças, enfrentamento, tratamento, expectativa e objetivos e recursos. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizado o questionário World Health Organization Quality of Life Assessment for Older Adults e, para avaliar a capacidade funcional da vida diária, a escala de atividades física e instrumental da vida diária “OARS”. A dor, por sua vez, foi avaliada pelo Inventario Breve de Dor.

RESULTADOS:

Foi observada diferença significativa entre os domínios de habilidades sensoriais, autonomia e intimidade (p<0,05) em que o grupo analisado apresentou piores valores que o controle, enquanto este último grupo apresentou pior valor no domínio de morte e morrer. Além disso, houve diferença estatística entre os grupos na atividade instrumental da vida diária e entre a intensidade da dor.

CONCLUSÃO:

A dor acarretou influência negativa na qualidade de vida e afetou a funcionalidade dos idosos pesquisados na clínica da dor.

Descritores:
Dor crônica; Qualidade de vida; Saúde do idoso

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br