Acessibilidade / Reportar erro

Gait variables comparison between pregnant women with and without lumbopelvic pain

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

As diversas adaptações decorrentes da gestação podem levar a modificações no padrão da marcha. A queixa de dor lombopélvica nesse período pode repercutir na dinâmica da marcha. Assim, o objetivo deste estudo foi comparar as variáveis da marcha entre gestantes com e sem dor lombopélvica, respeitando os trimestres gestacionais, e comparar as variáveis-desfecho entre o segundo e o terceiro trimestre gestacionais.

MÉTODOS:

Estudo do tipo analítico e transversal com 277 gestantes alocadas em dois grupos, considerando o trimestre gestacional como fator de agrupamento. Posteriormente, os dois grupos foram subdivididos considerando a ausência ou presença de dor lombopélvica. Todas as participantes foram submetidas ao protocolo de avaliação: preenchimento de ficha de identificação, escala analógica visual e avaliação da marcha por meio do Balance Master System®.

RESULTADOS:

As médias da idade cronológica para o grupo do segundo e terceiro trimestres foram, respectivamente, entre 29,9±4,6 e 29,7±3,7 anos. Ao comparar as variáveis da marcha entre gestantes com e sem dor lombopélvica foi observada diferença estatisticamente significativa, apenas para a velocidade da marcha (p=0,04), no grupo do terceiro trimestre.

CONCLUSÃO:

Sugere-se que mulheres no terceiro trimestre com queixas de dor lombopélvica apresentam redução da velocidade da marcha, quando comparadas àquelas sem dor.

Descritores:
Dor lombopélvica; Gravidez; Marcha

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br