Detecção de dor com características neuropáticas em pacientes com diabetes mellitus atendidos na atenção básica

Francisca Lidiane Ximenes da Silva Aguiar Luciana Fernandes Pastana Ramos Cléa Nazaré Carneiro Bichara Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Há uma carência de dados epidemiológicos sobre dor neuropática no Brasil. Assim, o presente estudo teve por objetivo detectar a presença de dor com características neuropáticas em pessoas com diabetes mellitus, atendidos pelo programa Hiperdia, em Santarém-Pará.

MÉTODOS:

Estudo transversal, realizado no período de abril a novembro de 2016, em sete Unidades Básicas de Saúde de Santarém. Foram incluídos pacientes com diabetes mellitus tipos 1 e 2, cadastrados no programa Hiperdia, que responderam a um questionário clínico e sociodemográfico. Todos que relataram dor responderam aos questionários Douleur Neuropathique4 questions e a escala analógica visual. Os dados foram tabelados e analisados estatisticamente através do software Bioestat® 5.0.

RESULTADOS:

A amostra foi composta por 129 pacientes, os quais todos possuíam diabetesmellitus tipo 2. Dentre eles, 67 (51,9%) referiram dor. Desses, 34,1% foram detectados com dor de características neuropáticas, com seu predomínio nos membros inferiores e de intensidade moderada. Os sintomas mais relatados foram formigamento, alfinetada/agulhada e adormecimento.

CONCLUSÃO:

Obteve-se uma prevalência expressiva de pessoas com dor de características neuropáticas, por meio da aplicação do questionário Douleur Neuropathique4 questions, que demonstrou ser um instrumento eficaz e de fácil aplicação. Sugere-se que seja feita a identificação da dor neuropática na atenção básica e que sejam realizados estudos de maior abrangência populacional em Santarém-Pará e na região norte, em razão da escassez de dados no Brasil.

Descritores:
Atenção básica; Diabetes mellitus; Dor

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br