Acessibilidade / Reportar erro

Intensidade da dor, incapacidade funcional e fatores psicossociais em mulheres com dor pélvica crônica: um estudo transversal

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A dor pélvica crônica pode ser considerada uma das principais causas de morbidade e incapacidade funcional para as mulheres. A influência dos fatores psicossociais na dor pélvica crônica foi pouco explorada na literatura. O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil da dor pélvica crônica em mulheres, bem como buscar a presença de fatores psicossociais e a associação com dor e incapacidade.

MÉTODOS:

Estudo transversal que incluiu mulheres com dor pélvica crônica. Os dados referentes da dor, incapacidade e os fatores psicossociais foram coletados utilizando questionários específicos. Foram apresentadas as análises de frequência, tendência central e dispersão dos dados. O teste de correlação de Pearson foi utilizado para verificar a correlação entre dor, incapacidade e fatores psicossociais. O valor de significância estatística adotado foi de alfa=95%.

RESULTADOS:

O estudo foi composto por 25 mulheres, com média de idade de 45,4 anos. A intensidade de dor média no momento da avaliação foi de 4,76±3,39. A média de incapacidade foi de 4,01±2,32. A ansiedade apresentou média de 7,16±3,36 e estresse 7,04±3,16. O nível de limitação funcional teve correlação negativa com a intensidade da dor (r= -0,474; p=0,017), com o domínio gravidade da dor (r=-0,566; p=0,003) e com cinesiofobia (r= -0,550; p=0,001).

CONCLUSÃO:

As mulheres com doença pélvica crônica apresentaram níveis moderados de intensidade de dor e limitação funcional. Os fatores psicossociais com maior pontuação média foram a ansiedade e estresse. A intensidade de dor e o nível de limitação funcional estiveram correlacionados entre si e com a cinesiofobia.

Descritores:
Dor crônica; Dor pélvica; Impacto psicossocial

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br