Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre a intensidade de dor lombar crônica e limitações geradas com os sintomas depressivos

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O envelhecimento agrega em aumento da prevalência de doenças crônicas e prejuízo funcional. Os sintomas depressivos e a dor crônica lombar afetam um número crescente de idosos e se tornam temas importantes de investigação. Este estudo teve como objetivo identificar a relação entre a intensidade de dor lombar crônica, sua incapacidade gerada e a presença de sintomas depressivos em idosos independentes para as atividades básicas de vida diária.

MÉTODOS:

O estudo é de caráter descritivo, quantitativo e de corte transversal. Foi analisada uma amostra de idosos independentes com quadro de dor lombar crônica (n=46) cadastrados nas Unidades Saúde da Família do município de São Carlos, SP. Para a coleta foram utilizados: Ficha de Caracterização, Escala Multidimensional de Avaliação da Dor, Questionário de Incapacidade de Roland-Morris e a Escala de Depressão Geriátrica. Os dados obtidos foram digitados no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) for Windows para realização de análises descritivas e análise correlacional de Spearman. Os preceitos éticos do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisas com seres humanos foram respeitados.

RESULTADOS:

A intensidade mais frequente de dor percebida pelos idosos foi a intensa (43,5%, n=20), precedida pela moderada (41,3%, n=19). A maioria dos idosos descreve a dor lombar como dolorosa, persistente e desconfortável. O escore total médio de depressão foi de 4,37 pontos (Md=4,00; DP =2,67, xmín =0,00, xmáx =11,00).

CONCLUSÃO:

As análises correlacionais evidenciaram que existe relação significativa e diretamente proporcional entre a intensidade da dor lombar e o número de sintomas depressivos de magnitude fraca, e uma relação significativa e diretamente proporcional entre o número de incapacidades/limitações provocadas pela dor lombar e o número de sintomas depressivos de magnitude moderada.

Descritores:
Depressão; Dor crônica; Dor lombar; Gerontologia; Incapacidade; Saúde do idoso

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br