Acessibilidade / Reportar erro

Acesso de homens com doença falciforme e priapismo nos serviços de emergência

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O priapismo é uma das complicações da doença falciforme caracterizada por ereção persistente e dolorosa, podendo levar à disfunção erétil e impotência sexual. O objetivo deste estudo foi compreender como os homens com doença falciforme e priapismo acessam os cuidados nos serviços de emergência.

MÉTODOS:

Estudo qualitativo realizado em unidade de saúde referência para pessoas com doença falciforme no segundo maior município baiano. Participaram do estudo 7 homens adultos com doença falciforme que já vivenciaram priapismo. Utilizou-se entrevista semiestruturada e desenhos-história com o tema, analisados por análise de conteúdo.

RESULTADOS:

O priapismo é visto como uma falta de saúde genital. Os participantes usam estratégias para seu manuseio em domicílio para evitar constrangimentos, o que acaba isolando-os socialmente. O acesso aos serviços de emergência é motivado pela dor persistente e irredutível; e limitado pelo temor do priapismo ser confundido como resultado de desvio sexual, desconhecimento da complicação como emergência urológica e carência financeira, o que confere pior prognóstico sobre a função erétil. Os homens sofrem constrangimento e discriminação pelos profissionais de saúde e de apoio das unidades, o que os desmotiva a acessar esses serviços no futuro.

CONCLUSÃO:

Este estudo ressalta a importância do diagnóstico precoce da doença falciforme, da orientação de familiares e da necessidade de os profissionais de saúde educarem os meninos/homens jovens com doença falciforme e seus cuidadores sobre o priapismo de forma prévia, para permitir o adequado autocuidado futuro e prevenção de complicações.

Descritores:
Disfunção erétil; Doença falciforme; Priapismo

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br