Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem de aprendizagem baseada em projeto para cursos de sistemas de controle

Este artigo apresenta a concepção e o desenvolvimento de cursos de sistemas de controle num programa de graduação usando a abordagem Project-Based Learning (PBL), quando o currículo usa educação tradicional. O artigo apresenta um esboço completo de cursos de controle que leva em conta a definição do problema, a duração do projeto, os recursos de apoio e avaliação do aluno. Nesta abordagem, os alunos são organizados em equipes para desenvolver um projeto destinado a encontrar a solução para um problema de controle. A abordagem é baseada na colocação de um desafio profissional ao curso, de modo que os alunos aprendem os tópicos, enquanto eles resolvem o problema e desenvolvem competências transversais necessárias para enfrentar os novos desafios de controle. A abordagem utiliza avaliação por pares e auto-avaliação das atividades para avaliar as habilidades, o conhecimento e observar o desenvolvimento de competências transversais.O impacto da abordagem proposta é avaliada por meio de pesquisa e observação do desempenho dos alunos. Aspectos sobre o projeto de pesquisa e os resultados da pesquisa são apresentados analisando a contribuição da abordagem proposta para desenvolver habilidades como trabalho em equipe, auto-aprendizagem a resolução de problemas e habilidades de comunicação.

aprendizagem baseada em projetos; educação de controle; avaliação entre pares; competências transversais


Sociedade Brasileira de Automática Secretaria da SBA, FEEC - Unicamp, BLOCO B - LE51, Av. Albert Einstein, 400, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Distrito de Barão Geraldo, 13083-852 - Campinas - SP - Brasil, Tel.: (55 19) 3521 3824, Fax: (55 19) 3521 3866 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revista_sba@fee.unicamp.br