Open-access Propriedades psicométricas da Avaliação de Ocupações Positivas (APO-11) em estudantes de graduação espanhóis: medindo o envolvimento em ocupações gratificantes e significativas

Resumo

Introdução  O Assessment of Positive Occupations (APO) é uma escala de autorrelato desenvolvida para medir o engajamento em ocupações gratificantes e significativas com base no modelo PERMA de bem-estar psicológico. Embora o engajamento nessas atividades esteja relacionado ao bem-estar em universitários, existem poucos instrumentos validados para populações hispanofalantes não clínicas.

Objetivo  Este estudo examinou a estrutura fatorial e as propriedades psicométricas da versão de 11 itens do Assessment of Positive Occupations (APO-11) por meio de análise fatorial confirmatória (AFC) em uma amostra de universitários espanhóis.

Método  Participaram 363 universitários (84,8% mulheres; M = 20,32, DP = 2,21). Eles responderam ao APO-11, à Escala de Satisfação com a Vida, à versão breve do Propósito de Vida, ao Seeking of Noetic Goals-8 e ao Engagement in Meaningful Activities Survey. A AFC foi realizada utilizando mínimos quadrados ponderados diagonalmente. Foram avaliadas a validade convergente, discriminante e de construto, bem como a confiabilidade (omega de McDonald).

Resultados  O modelo de quatro fatores apresentou bom ajuste (CFI = 0,939, TLI = 0,911, RMSEA = 0,067, SRMR = 0,047). A validade convergente foi confirmada por correlações positivas com satisfação com a vida, propósito de vida, engajamento em atividades significativas e expectativas (r = 0,18–0,62, p < 0,05); a validade discriminante foi evidenciada por correlações negativas com vazio existencial (r = – 0,06 a –0,36, p < 0,05). No entanto, a dimensão de Significado apresentou validade discriminante mais fraca (AVE = 0,44). A consistência interna foi aceitável para a escala total (ω = 0,84) e para as subescalas (ω = 0,69–0,83).

Conclusão  O APO-11 é um instrumento válido e confiável para avaliar o engajamento em ocupações gratificantes e significativas em universitários espanhóis, contribuindo para a avaliação do bem-estar psicológico nesta população.

Palavras-chave:
Satisfação com a Vida; Atividades Humanas; Estudo de Validação

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