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Prevalência de crianças identificadas com dificuldades motoras1 1 O artigo é parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física, Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará – UFC/ Fortaleza–CE, intitulado “Prevalência de crianças com dificuldades motoras em Fortaleza/CE”, de Letícia Rodrigues Vieira dos Santos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital Universitário Walter Cantídio, conforme protocolos HUWC/UFC 1.837.665 e HWUFC 1.847.016.

Resumo

Introdução

Avaliação da coordenação motora possibilita identificar em quais habilidades crianças apresentam dificuldades. Por meio dessa identificação, é possível discutir o impacto dessas dificuldades no desenvolvimento motor e quais fatores interferem neste processo.

Objetivo

Identificar a prevalência de crianças com dificuldades motoras em uma amostra da cidade de Fortaleza/CE e em quais componentes motores essas dificuldades são mais evidentes.

Método

Quatrocentos e vinte e três crianças de 7-10 anos de idade, de ambos os sexos, foram avaliadas com a Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) e identificadas com Dificuldades Motoras, Risco para Dificuldade Motora e Desenvolvimento Típico. Análise Quiquadrado foi utilizada para identificar as diferenças entre os sexos quanto à prevalência de crianças identificadas nessas categorias. Testes T de Student e U de Mann-Whitney foram utilizados para analisar diferenças entre os sexos quanto à pontuação nos componentes motores (Destreza Manual, Arremessar e Agarrar, e Equilíbrio) e à pontuação total na MABC-2.

Resultados

11,6% das crianças foram identificadas com Dificuldades Motoras e 25,8% com Risco para Dificuldade Motora. Apesar de não haver diferença entre as prevalências de meninas e meninos com Dificuldades Motoras, as meninas apresentaram desempenho superior aos meninos no componente Destreza Manual e Equilíbrio, enquanto os meninos apresentaram desempenho superior ao das meninas no componente Arremessar e Agarrar.

Conclusão

A prevalência de crianças com Dificuldades Motoras na amostra de Fortaleza é semelhante à apontada em outras regiões brasileiras. Essa prevalência é preocupante, considerando as consequências decorrentes das dificuldades motoras. Fatores ambientais, relacionados ao contexto sociocultural, podem influenciar o desenvolvimento motor.

Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Transtornos das Habilidades Motoras; Brasil

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