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“Best practices of occupational therapy in schools” – uma resenha crítica e aportes para terapeutas ocupacionais no setor da educação1 1 Este material integra a proposta temática de pesquisa “Educação, Inclusão Escolar e Terapia Ocupacional: Perspectivas e Produções de Terapeutas Ocupacionais em Relação à Escola”, que conta com o financiamento do CNPq – Processo № 434490/2018-0 e com apoio do CNPq – Processo № 311017/2016-9 e CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Processo № 88881.361541/2019-01 e Processo № 23112.000576/2019-23.

Resumo

O presente texto é resultado de um seminário do Grupo de Pesquisa “Cidadania, Ação Social, Educação e Terapia Ocupacional”, ocorrido em 2019, entre os integrantes da linha “Escola, Terapia Ocupacional e Inclusão Radical”, que se debruçaram sobre o livro “Best practices of Occupational Therapy in Schools”. Editado em 2013, esse livro teve grande circulação nos Estados Unidos da América, compondo parte dos esforços da American Occupational Therapy Association para ofertar e ampliar subsídios teórico-práticos que garantissem tanto a inserção como a qualificação da atuação dos terapeutas ocupacionais em serviços e ações junto ao setor da educação. Consideramos que compartilhar uma síntese desse material, bem como as reflexões críticas que foram fomentadas pelo seu estudo, em diálogo contextualizado no cenário brasileiro, possa inspirar novas proposições para terapeutas ocupacionais que têm se dedicado a esse setor, mas também colocar em debate os riscos que transposições lineares podem causar, uma vez que determinados modelos e abordagens respondem a contextos situados, histórica e politicamente. Explicitadas nossas diferenças, que a circulação das propostas desse livro possa, sobretudo, contribuir para alavancar novas e eficientes estratégias para ampliarmos o número de profissionais envolvidos com o setor da educação.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Educação; Ensino Fundamental; Diretivas Práticas

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