Resumo
Introdução
Este trabalho relata a experiência da reconfiguração da sala de espera de um serviço público de Atenção à Saúde do Trabalhador vinculado a um Hospital Universitário.
Objetivo
As ações realizadas tiveram como objetivo transformar o momento de espera em uma oportunidade para o desenvolvimento de ações de educação em saúde, promovendo a reflexão sobre o trabalho e o processo de saúde-doença a partir do favorecimento das interações entre usuários. Buscou-se ainda contribuir para ampliar o protagonismo desses em relação ao cuidado com a própria saúde e transcender a ações de assistência oferecendo intervenções mais diversas no serviço.
Método
O projeto na sala de espera foi estruturado em duas etapas: revisão de literatura sobre saúde do trabalhador e sala de espera e desenvolvimento e implementação da proposta de reconfiguração.
Resultados
O ponto de partida foi o levantamento de opiniões sobre a sala de espera, realizado por meio de entrevistas estruturadas com 52 usuários, acompanhantes, servidores e estagiários do serviço. 71,2% dos participantes responderam positivamente que mudariam algo na sala de espera. A proposta final considerou as possibilidades do ambiente e do serviço, as sugestões dos entrevistados e os propósitos da reconfiguração da sala de espera. Houve a modificação do layout das cadeiras e foram realizados grupos de discussão sobre saúde e trabalho com os usuários.
Conclusão
Espera-se com a divulgação desse processo ressaltar as potencialidades da sala de espera e incentivar a utilização desse espaço para o desenvolvimento de ações em outros serviços de saúde do trabalhador.
Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador; Acolhimento; Educação em Saúde; Terapia Ocupacional