Open-access Desenvolvimento de competências relacionais nos cursos públicos de terapia ocupacional no Brasil1

Resumo

Introdução  As competências relacionais têm papel central nos processos formativos orientados pelas proposições internacionais para formação e atuação de terapeutas ocupacionais.

Objetivos  A pesquisa apresentada pretendeu analisar o alinhamento dos currículos dos cursos públicos de terapia ocupacional brasileiros com a pedagogia das competências, compreender o desenvolvimento das competências relacionais e comparar os conteúdos curriculares brasileiros com proposições internacionais em relação a tais aspectos.

Método  Realizaram-se o estudo documental dos 20 projetos pedagógicos dos cursos públicos de terapia ocupacional e a aplicação de um questionário semiestruturado com 62 docentes.

Resultados  Quinze projetos demonstram adesão à pedagogia das competências ou incorporação de seus conceitos. As competências relacionais compõem o perfil profissional também de 15 projetos, mas quatro deles apresentam um eixo condutor referente à centralidade do seu desenvolvimento. A maioria dos docentes considera que o curso em que atuam é orientado por essa pedagogia e que os egressos desenvolvem as competências relacionais esperadas, principalmente através das atividades práticas. A despeito da adesão à pedagogia das competências, os projetos apresentam fragilidades, como a não explicitação de filiação pedagógica e a imprecisão conceitual. Verificou-se um processo inicial de alinhamento dos currículos com os pontos centrais preconizados internacionalmente para o desenvolvimento de relações.

Conclusão  Os documentos internacionais e currículos nacionais precisam avançar na composição das competências relacionais, para que consigam contemplar a singularidade do terapeuta ocupacional na compreensão do engajamento em ocupações como ferramenta de transformação social e na promoção de inclusão e participação social a partir das relações estabelecidas com os clientes e equipes.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Conhecimentos; Atitudes e Prática em Saúde; Educação Baseada em Competências; Competência Profissional; Relações Profissional-Paciente

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