Resumo
Introdução A definição de crianças com condições crônicas complexas de saúde (CCCCS) envolve a dependência de cuidados especializados, reabilitação, suporte de vida altamente tecnológico e comprometimento de múltiplos sistemas. Dentre as limitações impostas pela condição crônica, as CCCCS e suas famílias vivenciam desafios advindos do contexto vulnerável no qual muitas famílias estão inseridas, o que consequentemente acarreta dificuldades de acesso aos serviços de saúde, comprometendo o bem-estar da família. Ainda é pouco discutida a influência do contexto social na vida das CCCCS.
Objetivo Este estudo investiga o que tem sido discutido na literatura nacional e internacional sobre as influências da vulnerabilidade social na vida das CCCCS e de suas famílias.
Método Trata-se de uma revisão de mapeamento da literatura, que utilizou uma análise descritiva do material encontrado nas bases de dados SciELO, Web of Science, Pub Med e Biblioteca Virtual em Saúde, além de periódicos brasileiros de terapia ocupacional.
Resultados Foram encontrados 18 estudos que, apesar de não estudarem CCCCS e vulnerabilidade social em conjunto, contribuem para a discussão sobre a importância de olhar para o contexto social no qual essas crianças e suas famílias vivem.
Conclusão O mapeamento aponta a falta de materiais associando CCCCS e vulnerabilidade, contudo, discute a sobrecarga das mães, as dificuldades no acesso a recursos tecnológicos e as influências do contexto no desenvolvimento da criança e seu envolvimento em ocupações fundamentais, nos levando a compreender que, de fato, a vulnerabilidade social pode impactar o cotidiano dessas crianças e suas famílias, sendo preciso investir em abordagens mais integrais.
Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Criança; Vulnerabilidade Social; Condição Crônica
Thumbnail
Thumbnail

