Almeida (2016)Almeida, C. P. (2016). Influência do contexto no repertório de ocupações: uma comparação entre crianças brasileiras e canadenses (Trabalho de conclusão de curso). Universidade de Brasília, Brasília. Recuperado em 15 de fevereiro de 2022, de https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15381/6/2016_CinthiaPereiradeAlmeida_tcc.pdf https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15381...
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Verificar as diferenças e similaridades no repertório ocupacional de crianças entre 6 e 12 anos de idade residentes no Brasil e Canadá. |
43 crianças brasileiras e 55 crianças canadenses. |
Não se aplica. |
O conjunto das ocupações que se apresentam em uma dada etapa da vida, são atividades específicas desta faixa etária e por isso chamado de repertório de ocupações. |
Canon et al. (2016)Canon, M. B. F., Almeida, M. H. M., & Novelli, M. M. P. C. (2016). Escala de avaliação de incapacidade na demência - versão longa (DADL-BR). Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 24(2), 323-334. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0599. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoA...
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Elaborar a Versão Longa da Escala de Avaliação de Incapacidade na Demência (DADL-Br). |
Textual. |
Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo. |
Não se aplica. |
Silva (2016)Silva, B. M. (2016). Paediatric Activity Card Sort (PACS): tradução da avaliação para o português brasileiro (Trabalho de conclusão de curso). Universidade de Brasília, Brasília. Recuperado em 15 de fevereiro de 2022, de https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15590/6/2016_BrunaMesquitaSilva_tcc.pdf https://bdm.unb.br/bitstream/10483/15590...
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Realizar a etapa de tradução da avaliação Paediatric Activity Card Sort (PACS) para o português brasileiro. |
Textual. |
Modelo Canadense de Desempenho Ocupacional e Engajamento (CMOP-E). |
Não se aplica. |
Klein (2017)Klein, G. R. (2017). Relevância dos itens da ORDM-P de acordo com a perspectiva dos pais: uma análise de conteúdo. In Anais do 23º Congresso de Iniciação Científica da Unb e 14º do DF. Brasília: Unb. Recuperado em 15 de fevereiro de 2022, de https://conferencias.unb.br/index.php/iniciacaocientifica/23cicunb14df/paper/view/7930 https://conferencias.unb.br/index.php/in...
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Verificar a validade de conteúdo dos itens que compõem a Avaliação de Desenvolvimento do Repertório Ocupacional (ADRO-P), segundo a perspectiva de pais e cuidadores. |
15 pais de crianças com idades entre 2 e 12 anos. |
Não se aplica. |
Não se aplica. |
Xavier et al. (2017)Xavier, C. M. N., Bueno, K. M. P., Assis, L. O., de Almeida, S. C., & Assis, M. G. (2017). A aposentadoria na perspectiva ocupacional: continuidade do curso de vida e novas possibilidades. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 28(2), 214-220. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p214-220. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
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Compreender a partir da percepção do aposentado, como as ocupações realizadas no percurso de vida participam da reorganização ocupacional na aposentadoria. |
30 idosos. |
Não se aplica. |
Não se aplica. |
Feijó et al. (2018a)Feijó, L. K. S., Costa, A. M. S., Pinheiro, J. L. S., & Araújo, L. S. (2018a). O uso do tempo de pessoas em situação de rua: um estudo exploratório. In Anais do XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. “Identidade da Terapia Ocupacional no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas”. Eixo 6 - Terapia Ocupacional nos contextos sociais e cultura (p. 302). Rio de Janeiro/Aracajú: RevisbratO.
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Investigar como pessoas em situação de rua usam o seu tempo e categorizar suas ocupações a partir das categorias de ocupação definidas pela Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo. |
23 usuários de um centro Pop. |
Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo. |
Não se aplica. |
Feijó et al. (2018b)Feijó, L. K. S., Costa, A. M. S., Pinheiro, J. L. S., & Araújo, L. S. (2018b). Caracterização da ocupação trabalho em um grupo de pessoas em situação de rua. In Anais do XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. “Identidade da Terapia Ocupacional no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas”. Eixo 6 - Terapia Ocupacional nos contextos sociais e cultura (p. 310). Rio de Janeiro/Aracajú: RevisbratO.
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Caracterizar a ocupação de trabalho de um grupo de pessoas em situação de rua. |
Usuários de um Centro Pop. |
Não se aplica. |
Não se aplica. |
Lima et al. (2018)Lima, R. D., Maia, E. F., Farias, A. L., Souza, A. M., Falcão, L. F. M., & Corrêa, V. A. C. (2018). Sobre o sentido das ocupações de pessoas com doença respiratória crônica. In Anais do XII Congresso Norte -Nordeste de Terapia Ocupacional. “Identidade da Terapia Ocupacional no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas”. Eixo 4 - Terapia Ocupacional na atenção e cuidado em saúde (p. 137). Rio de Janeiro/Aracajú: RevisbratO.
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Compreender como se apresentava o sentido das ocupações de pessoas com Doença Respiratória Crônica. |
17 pessoas com problemas de doença respiratória crônica. |
Não se aplica. |
Não se aplica. |
Macedo et al. (2018)Macedo, J. K. S., Maia, E. F., Ventura, T. M. da S., Queiroz, L., & Omura, K. M. (2018). O idoso na instituição de longa permanência e as repercussões ocupacionais: um relato de experiência. In Anais do XII Congresso Norte -Nordeste de Terapia Ocupacional. “Identidade da Terapia Ocupacional no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas”. Eixo 4 - Terapia Ocupacional na atenção e cuidado em saúde (p. 135). Rio de Janeiro/Aracajú: RevisbratO.
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Relatar o impacto dos atendimentos terapêuticos ocupacionais nas ocupações de um idoso residente em uma Instituição de Longa Permanência. |
1 idoso. |
Não se aplica. |
Não se aplica. |
Morais et al. (2018)Morais, A., Omura, K. M., Modesto, D., Castro, S. S. D., Matias, C. P., & Figueiredo, M. O. (2018). Intervenção terapêutica ocupacional junto a idoso institucionalizado com sequelas de acidente vascular encefálico. In Anais do XII Congresso Norte -Nordeste de Terapia Ocupacional. “Identidade da Terapia Ocupacional no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas”. Eixo 4 - Terapia Ocupacional na atenção e cuidado em saúde (p. 129). Rio de Janeiro/Aracajú: RevisbratO.
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Relatar a intervenção terapêutica ocupacional realizada em uma Instituição de Longa Permanência para idosos. |
1 idoso. |
Não se aplica. |
Não se aplica. |
Santos (2018)Santos, L. R. M. R. (2018). “Ser mãe é padecer no paraíso.!?”: percepções de mulheres mães sobre a maternidade (Trabalho de conclusão de curso). Universidade de Brasília, Brasília. Recuperado em 15 de fevereiro de 2022, de https://bdm.unb.br/bitstream/10483/23082/1/2018_Lo_RuamaMendesDosReisSantos_tcc.pdf https://bdm.unb.br/bitstream/10483/23082...
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Conhecer e compreender as percepções de mulheres mães sobre o papel ocupacional materno e sua relação com o repertório ocupacional e perdas de papéis ocupacionais associadas ao processo da maternidade. |
12 mulheres, mães de crianças com desenvolvimento típico. |
Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo. |
Não se aplica. |
Sena et al. (2018)Sena, L. A. S., Tomás, T. B., & Omura, K. M. (2018). Atuação em grupos de geração de renda com população tradicional: um relato de experiência. In Anais do XII Congresso Norte- Nordeste de Terapia Ocupacional. “Identidade da Terapia Ocupacional no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas”. Eixo 6 - Terapia Ocupacional nos contextos sociais e cultura (p. 311). Rio de Janeiro/Aracajú: RevisbratO.
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Relatar intervenções terapêuticas ocupacionais de um grupo de imigrantes. |
Grupo de imigrantes sul-americanos. |
Não se aplica. |
Não se aplica. |
Souza (2018)Souza, L. G. R. (2018). Análise do repertório ocupacional de crianças brasileiras de 2 a 12 anos de idade: um estudo preliminar (Trabalho de conclusão de curso). Universidade de Brasília, Brasília. Recuperado em 15 de fevereiro de 2022, de https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/23899/1/2018_LarissaGarajauDeSousa_tcc.pdf https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/2...
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Conhecer o repertório ocupacional de crianças brasileiras entre 2 e 12 anos de idade através da Avaliação do Desenvolvimento do Repertório Ocupacional. |
101 pais de crianças de 2 a 12 anos de idade. |
Não se aplica. |
O repertório ocupacional é o conjunto de ocupações que o indivíduo tem, em um dado ponto da vida. Esse conjunto de ocupações passa por transformações, simultâneas ao desenvolvimento, às vezes, expandindo e outras reduzindo, mas sendo esperado que esse repertório se desenvolva conforme o crescimento e desenvolvimento do indivíduo e que assim seja ao longo de sua vida. |
Ventura et al. (2018)Ventura, T. M. S., Queiroz, L., Macedo, J. K. S., Maia, E. F., & Omura, K. M. (2018). A importância dos atendimentos grupais na participação social de idosos institucionalizados. In Anais do XII Congresso Norte -Nordeste de Terapia Ocupacional. “Identidade da Terapia Ocupacional no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas”. Eixo 4 - Terapia Ocupacional na atenção e cuidado em saúde (p. 174). Rio de Janeiro/Aracajú: RevisbratO.
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Demonstrar os resultados de atendimentos grupais com os residentes de uma instituição de longa permanência. |
Idosos institucionalizados |
Não se aplica. |
Não se aplica. |
Pinho et al. (2019)Pinho, A. C. C., Silva, V. S. M., Souza, A. M., & Corrêa, V. A. C. (2019). Sobre a forma de ocupar-se de cuidar de pessoas sob cuidados paliativos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27(1), 118-126. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1654. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoA...
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Compreender a forma das ocupações de cuidadores principais de pessoas em cuidados paliativos oncológicos. |
20 cuidadores de pessoas em cuidados paliativos oncológicos em hospital na região Norte do Brasil. |
Ciência Ocupacional. |
Não se aplica. |
Bernardo et al. (2020)Bernardo, L. D., Pontes, T. B., Souza, K. I., Santos, S. G., Deodoro, T. M. S., & Almeida, P. H. T. Q. (2020). Adaptação transcultural e validade de conteúdo do activity card sort ao português brasileiro. Cad. Bras. Ter. Ocup, 28(4), 1165-1179. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2051. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoA...
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Descrever o processo de adaptação transcultural e a validade de conteúdo do Activity Card Sort (ACS) para o português do Brasil. |
20 idosos que residiam na comunidade. |
Modelo Canadense de Desempenho Ocupacional e Engajamento - (CMOP-E). |
O repertório ocupacional corresponde às ocupações nas quais as pessoas se engajam em um momento específico de tempo. |
Cardoso et al. (2020)Cardoso, J. S., de Sena, J. L. O., Augusto, F. L. M., Sarmento, M. D. de S., de Moraes, J. M., Omura, J. M., de Souza, A. M., & Corrêa, V. A. C. (2020). Idosos em uma universidade da terceira idade: um olhar na perspectiva de desvelar suas ocupações. Envelhecimento Humano: Desafios Contemporâneos, 1, 365-384.
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Compreender ocupações realizadas pelos (as) idosos (as) em uma Universidade da Terceira Idade. |
10 idosos. |
Ciência Ocupacional. |
Não se aplica. |
Folha & Della Barba (2020)Folha, D. R. S. C., & Della Barba, P. S. (2020). Produção de conhecimento sobre terapia ocupacional e ocupações infantis: uma revisão de literatura. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 227-245. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoar1758. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoa...
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Identificar como os terapeutas ocupacionais têm abordado as crianças enquanto seres ocupacionais. |
Textual. |
Perspectiva Ocupacional. |
É o resultado da interação dinâmica entre criança-ambiente-ocupação. |
Maia et al. (2020)Maia, E. F., Ventura, T. M. S., Falcão, L. F. M., Souza, A. M., & Corrêa, V. A. C. (2020). Das modificações, os porquês e os significados das ocupações após a cirurgia cardíaca. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(3), 855-874. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1986. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoA...
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Compreender como se apresentam as ocupações de pessoas no pós-operatório de cirurgia cardíaca. |
25 pessoas em pós-operatório de cirurgia cardíaca. |
Ciência Ocupacional. |
Não se aplica de forma específica, contudo, faz menção ao conjunto de ocupações realizadas por uma pessoa. |
Tima (2020)Tima, F. C. (2020). Repertório ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento motor, da linguagem e na habilidade pessoal-social (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado em 15 de fevereiro de 2022, de https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/12423/Dissertac%cc%a7a%cc%83o-Mestrado-Fredcarme-Tima.pdf?sequence=3&isAllowed=y https://repositorio.ufscar.br/bitstream/...
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Avaliar o repertório ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento da coordenação motora, da linguagem e habilidade pessoal-social. |
17 crianças. |
Modelo Canadense de Desempenho Ocupacional e Engajamento (CMOP-E). |
Corresponde ao conjunto das ocupações que uma pessoa tem em uma conjuntura específica no tempo, sendo que o repertório continua a evoluir ao longo da vida. |