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Terapia ocupacional, escolas e juventudes: uma revisão de mapeamento

Resumo

Introdução

Os terapeutas ocupacionais têm se inserido profissionalmente em serviços que compõem o setor da educação, no entanto, este setor tem encontrado dificuldades em avançar em sua acessibilidade universal, com um número crescente de jovens fora da escola, prejudicando sua condição de inserção e participação social.

Objetivo

Mapear a produção do conhecimento científico associado à terapia ocupacional, escolas e juventude, para responder às seguintes questões: Como os terapeutas ocupacionais têm contribuído para a juventude nas escolas? Quais propostas esses profissionais realizam nesse contexto?

Método

Revisão sistemática de mapeamento realizada nas bases de dados Scopus e Web of Science, sendo recuperadas 46 publicações no período de 1979 a 2019.

Resultados

Os terapeutas ocupacionais não têm priorizado a população jovem em suas práticas e estudos. Destacam-se o trabalho de apoio a jovens com deficiência egressos do ensino médio, estudos sobre saúde mental e um número crescente de trabalhos envolvendo jovens em situação de vulnerabilidade social.

Conclusão

Há necessidade de aumentar e divulgar as ações de terapeutas ocupacionais dedicadas aos jovens nas escolas, fomentando subsídios teóricos e práticos que ofereçam melhores contornos a essa inserção profissional.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Escola; Juventude; Adolescência; Revisão do Estado da Arte

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