1. Desempenho funcional |
PEDI |
Utilizado para pais/cuidadores informarem sobre o perfil funcional da criança, em três níveis de função: autocuidado, mobilidade e função social (Maggi et al., 2014Maggi, E. F., Magalhães, L. C., Campos, A. F., & Bouzada, M. C. (2014). Preterm children have unfavorable motor, cognitive, and functional performance when compared to term children of preschool age. The Journal of Pediatrics, 90(4), 377-383. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.10.005. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.10...
). |
6 meses a 7 anos e meio |
Haley et al. (1992) citados no estudo de Mancini (2005)Mancini, M. C. (2005). Inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI): manual da versão brasileira adaptada. Belo Horizonte: UFMG. |
Mancini (2005)Mancini, M. C. (2005). Inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI): manual da versão brasileira adaptada. Belo Horizonte: UFMG.
|
School-AMPS |
Retrata o desempenho funcional da criança em tarefas de sala de aula. É composta por duas escalas: a motora e a de processo (Baleotti et al., 2011Baleotti, L. R., Zafani, M. D., Faria, M. G. A., & Magalhães, L. C. (2011). Percepção de professores sobre a avaliação de habilidades motoras e de processo – versão escolar aplicada aos alunos com deficiência física. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 22(1), 1-9. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p1-9. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
). |
4 a 8 anos |
Fisher et al. (2002) citados no estudo de Faria & Magalhães (2006)Faria, M. G. A., & Magalhães, L. C. (2006). Adaptação da AMPS-escolar para crianças brasileiras de 4 a 8 anos. Psicologia em Estudo, 11(3), 493-502. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300005. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006...
|
Faria & Magalhães (2006)Faria, M. G. A., & Magalhães, L. C. (2006). Adaptação da AMPS-escolar para crianças brasileiras de 4 a 8 anos. Psicologia em Estudo, 11(3), 493-502. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300005. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006...
|
ACOORDEM |
Detecta problemas de coordenação motora em crianças e avalia as habilidades nas três áreas de função da CIF: a) estrutura e função do corpo; b) atividades; c) participação (Magalhães et al., 2004Magalhães, L. C., Nascimento, V. C. S., & Rezende, M. B. (2004). Avaliação da coordenação e destreza motora - ACOORDEM: etapas de criação e perspectivas de validação. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 15(1), 17-25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i1p17-25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
). |
4 a 8 anos |
Magalhães & Rezende (2001) citadas no estudo de Magalhães et al. (2004)Magalhães, L. C., Nascimento, V. C. S., & Rezende, M. B. (2004). Avaliação da coordenação e destreza motora - ACOORDEM: etapas de criação e perspectivas de validação. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 15(1), 17-25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i1p17-25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
|
Desenvolvido no Brasil na década de 2000 |
DCDQ-Brasil |
É um questionário para pais com 15 itens distribuídos nas seguintes sessões: controle durante o movimento, habilidades motoras finas e de escrita, habilidades motoras grossas e de planejamento e coordenação motora global (Franca et al., 2017Franca, A. S., Cardoso, A. A., & Araújo, C. R. S. (2017). Problemas de coordenação motora e de atenção em crianças. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 28(1), 86-92. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p86-92. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
). |
5 a 15 anos |
Wilson et al. (2000) citados no estudo de Prado et al. (2009)Prado, M. S. S., Magalhães, L. C., & Wilson, B. N. (2009). Cross-cultural adaptation of the Developmental Coordination Disorder Questionnaire for Brazilian children. Revista Brasileira de Fisioterapia, 13(3), 236-243. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009005000024. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009...
|
Prado et al. (2009)Prado, M. S. S., Magalhães, L. C., & Wilson, B. N. (2009). Cross-cultural adaptation of the Developmental Coordination Disorder Questionnaire for Brazilian children. Revista Brasileira de Fisioterapia, 13(3), 236-243. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009005000024. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009...
|
PEGS |
Utiliza ilustrações para ajudar a criança com deficiência física a identificar atividades motoras nas quais tenha dificuldade, que envolvem autocuidado, tarefas escolares e o brincar (Ruggio et al., 2018Ruggio, C. I. B., Missiuna, C., Costa, S. A., Araújo, C. R. S., & Magalhães, L. C. (2018). Validity and reliability of the Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS) for Brazilian children. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26(4), 828-836. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1702. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoA...
; Araújo et al., 2011Araújo, C. R. S., Magalhães, L. C., & Cardoso, A. A. (2011). Uso da cognitive orientation to daily occupational performance (co-op) com crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 22(3), 245-253. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i3p245-253. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
). |
6 a 9 anos |
Missiuna et al. (2004) citados no estudo de Ruggio (2008)Ruggio, C. I. B. (2008). Adaptação transcultural do Perceived Efficacy and Goal Setting System – PEGS para crianças brasileiras (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. |
Ruggio (2008)Ruggio, C. I. B. (2008). Adaptação transcultural do Perceived Efficacy and Goal Setting System – PEGS para crianças brasileiras (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
|
CHEQ |
É centrado na avaliação do uso das mãos em tarefas de vida diária por crianças e adolescentes com comprometimento motor assimétrico (Brandão et al., 2016Brandão, M. B., Freitas, R. E. R. M., Oliveira, R. H. S., Figueiredo, P. R. P., & Mancini, M. C. (2016). Tradução e adequação cultural do Children’s Hand-Use Experience Questionnaire (CHEQ) para crianças e adolescentes brasileiros. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 27(3), 236-245. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p236-245. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
). |
6 a 18 anos |
Sköld et al. (2011) citados no estudo de Brandão et al. (2016)Brandão, M. B., Freitas, R. E. R. M., Oliveira, R. H. S., Figueiredo, P. R. P., & Mancini, M. C. (2016). Tradução e adequação cultural do Children’s Hand-Use Experience Questionnaire (CHEQ) para crianças e adolescentes brasileiros. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 27(3), 236-245. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p236-245. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
|
Brandão et al. (2016)Brandão, M. B., Freitas, R. E. R. M., Oliveira, R. H. S., Figueiredo, P. R. P., & Mancini, M. C. (2016). Tradução e adequação cultural do Children’s Hand-Use Experience Questionnaire (CHEQ) para crianças e adolescentes brasileiros. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 27(3), 236-245. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p236-245. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
|
Here’s How I Write |
É focada na autoavaliação da escrita por crianças. Possui 25 cartões, onde cada lado ilustra uma figura com um desempenho bom e um ruim sobre componentes específicos da escrita, onde a criança aponta qual o que melhor expressa o seu desempenho (Alves et al., 2019Alves, J. F. M., Van Petten, A. M. N., Cermak, S. A., & Magalhães, L. C. (2019). Evaluation of the reliability and validity of the brazilian version of the here’s how i write: a child’s self-assessment and goal setting tool. The American Journal of Occupational Therapy, 73(2), 1-10. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2019.025387. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2019.0253...
). |
8 a 10 anos |
Goldstand et al. (2013) citado no estudo de Alves (2015)Alves, J. F. M. (2015). Adaptação transcultural e análise da validação do Here’s How I Write: autoavaliação da escrita (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. |
Alves (2015)Alves, J. F. M. (2015). Adaptação transcultural e análise da validação do Here’s How I Write: autoavaliação da escrita (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
|
DOTCA-Ch |
Avalia e identifica potencialidades das limitações nas áreas cognitivas primárias de crianças, relacionadas à função e ao desempenho na memória de curta duração (Uchôa-Figueiredo et al., 2017Uchôa-Figueiredo, L. R., Lima, F. F., Mendes, R. S., Marques, N. C. F., Matteuci, M., Almada, H. S., Novelli, M. M. P. C., & Katz, N. (2017). Adaptação transcultural para a língua portuguesa da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch). Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 25(2), 287-296. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0827. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoA...
). |
6 a 12 anos |
Katz et al. (2004) citados no estudo de Uchôa-Figueiredo et al. (2017)Uchôa-Figueiredo, L. R., Lima, F. F., Mendes, R. S., Marques, N. C. F., Matteuci, M., Almada, H. S., Novelli, M. M. P. C., & Katz, N. (2017). Adaptação transcultural para a língua portuguesa da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch). Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 25(2), 287-296. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0827. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoA...
|
Uchôa-Figueiredo et al. (2017)Uchôa-Figueiredo, L. R., Lima, F. F., Mendes, R. S., Marques, N. C. F., Matteuci, M., Almada, H. S., Novelli, M. M. P. C., & Katz, N. (2017). Adaptação transcultural para a língua portuguesa da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch). Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 25(2), 287-296. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0827. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoA...
|
2. Participação e desempenho ocupacional |
COPM |
Permite mensurar a autopercepção do sujeito em relação ao desempenho ocupacional e a satisfação. Engloba as áreas de autocuidado, produtividade e lazer, e os componentes espiritual, físico, sociocultural e mental (Corrêa & Santana, 2014Corrêa, G. C., & Santana, V. C. (2014). Avaliação do impacto de uma intervenção de terapia ocupacional com ênfase no desempenho ocupacional de crianças e adolescentes com deficiência visual. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 25(1), 43-50. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p43-50. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
). |
Não especificada (porém recomenda-se o uso com crianças acima de 8 anos devido ao nível de abstração) |
Law et al. (2005) citados no estudo de Chaves (2012)Chaves, G. F. S. (2012). Estudo da confiabilidade e validade da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. |
Chaves (2012)Chaves, G. F. S. (2012). Estudo da confiabilidade e validade da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
|
Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais |
Extrai informações a respeito dos papéis ocupacionais do sujeito, fornecendo dados sobre a percepção do sujeito quanto à sua vida, grau de importância de cada papel e informações sobre sua capacidade em manter o equilíbrio entre os papéis (Marques et al., 2015Marques, L. N., Cavalcanti, A., & Ruzzi-Pereira, A. (2015). O viver com a doença falciforme: percepção de adolescentes. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(1), 109-117. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p109-117. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
). |
Não especificada (porém pode ser usada com adolescentes) |
Oakley et al. (1986) citados no estudo de Cordeiro (2005)Cordeiro, J. J. R. (2005). Validação da lista de identificação de papéis ocupacionais em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no Brasil (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. |
Cordeiro (2005)Cordeiro, J. J. R. (2005). Validação da lista de identificação de papéis ocupacionais em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no Brasil (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.
|
PEM-CY |
É baseada na CIF e, através da percepção dos pais/responsáveis de crianças e adolescentes, avalia a participação e os fatores ambientais em três seções: casa, escola e comunidade (Galvão, 2019Galvão, E. R. V. P. (2019). Adaptação transcultural e validação para o uso no Brasil da Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY) (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz.). |
5 a 17 anos |
Coster et al. (2012) citados no estudo de Galvão (2019)Galvão, E. R. V. P. (2019). Adaptação transcultural e validação para o uso no Brasil da Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY) (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz. |
Galvão (2019)Galvão, E. R. V. P. (2019). Adaptação transcultural e validação para o uso no Brasil da Medida da Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY) (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz.
|
3. Comportamento lúdico |
ChIPPA |
Mensura a qualidade da capacidade de uma criança de autoiniciar o brincar. Avalia-se o brincar imaginativo convencional e o brincar simbólico (Pfeifer et al., 2011aPfeifer, L. I., Queiroz, M. A., Santos, J. L. F., & Stagnitti, K. E. (2011a). Cross-cultural adaptation and reliability of Child-Initiated Pretend Play Assessment (ChIPPA). Canadian Journal of Occupational Therapy, 78(3), 187-195. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3.7. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3...
). |
3 a 7 anos |
Stagnitti et al. (2000) citados no estudo de Pfeifer et al. (2011a)Pfeifer, L. I., Queiroz, M. A., Santos, J. L. F., & Stagnitti, K. E. (2011a). Cross-cultural adaptation and reliability of Child-Initiated Pretend Play Assessment (ChIPPA). Canadian Journal of Occupational Therapy, 78(3), 187-195. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3.7. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3...
|
Pfeifer et al. (2011a)Pfeifer, L. I., Queiroz, M. A., Santos, J. L. F., & Stagnitti, K. E. (2011a). Cross-cultural adaptation and reliability of Child-Initiated Pretend Play Assessment (ChIPPA). Canadian Journal of Occupational Therapy, 78(3), 187-195. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3.7. http://dx.doi.org/10.2182/cjot.2011.78.3...
|
Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox |
É baseada na observação e fornece uma descrição evolutiva do comportamento lúdico típico de crianças pré-escolares. São apresentadas para as crianças ações divididas em quatro dimensões: domínio espacial, domínio material, jogo simbólico e participação (Sposito et al., 2012Sposito, A. M. P., Pfeifer, L. I., & Santos, J. L. F. (2012). Adaptação transcultural da escala lúdica pré-escolar de Knox – revisada para uso na população Brasileira. Interação em Psicologia, 16(2), 149-160.). |
0 a 6 anos |
Knox (2000) citada no estudo de Sposito et al. (2012)Sposito, A. M. P., Pfeifer, L. I., & Santos, J. L. F. (2012). Adaptação transcultural da escala lúdica pré-escolar de Knox – revisada para uso na população Brasileira. Interação em Psicologia, 16(2), 149-160. |
Sposito et al. (2012Sposito, A. M. P., Pfeifer, L. I., & Santos, J. L. F. (2012). Adaptação transcultural da escala lúdica pré-escolar de Knox – revisada para uso na população Brasileira. Interação em Psicologia, 16(2), 149-160., 2019)Sposito, A. M. P., Santos, J. L. F., & Pfeifer, L. I. (2019). Validation of the revised knox preschool play scale for the brazilian population. Occupational Therapy International, 2019(2), 1-5. http://dx.doi.org/10.1155/2019/6397425. http://dx.doi.org/10.1155/2019/6397425...
|
Protocolos de Avaliação do Modelo Lúdico |
Existem dois protocolos de avaliação do Modelo Lúdico: a Entrevista Inicial com os Pais (EIP), que busca conhecer o comportamento lúdico da criança em casa e a Avaliação do Comportamento Lúdico da Criança com deficiência física em idade pré-escolar (ACL), que pontua aspectos qualitativos e individualizados em cinco dimensões do comportamento lúdico (Sant’Anna et al., 2008Sant’Anna, M. M. M., Blascovi-Assis, S. M., & Magalhães, L. C. (2008). Adaptação transcultural dos protocolos de avaliação do Modelo Lúdico. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 19(1), 34-47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p34-47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
). |
Idade pré-escolar |
Ferland (2003) citada no estudo de Sant’Anna et al. (2008)Sant’Anna, M. M. M., Blascovi-Assis, S. M., & Magalhães, L. C. (2008). Adaptação transcultural dos protocolos de avaliação do Modelo Lúdico. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 19(1), 34-47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p34-47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
|
Sant’Anna et al. (2008)Sant’Anna, M. M. M., Blascovi-Assis, S. M., & Magalhães, L. C. (2008). Adaptação transcultural dos protocolos de avaliação do Modelo Lúdico. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 19(1), 34-47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p34-47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-614...
|
4. Atividade sensorial |
Perfil Sensorial |
Mensura as habilidades de processamento sensorial e estima seu efeito no desempenho da criança no cotidiano em três áreas: processamento sensorial; modulação; e comportamento e respostas emocionais (Reis et al., 2017Reis, D. T. L., Costa, R. M., & Oliveira, L. V. L. (2017). Repercussões dos transtornos de processamento sensorial nas habilidades funcionais de crianças com paralisia cerebral. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 1(3), 318-331. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto4763. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbt...
; Mattos et al., 2015Mattos, J. C., D’Antino, M. E. F., & Cysneiros, R. M. (2015). Tradução para o português do Brasil e adaptação cultural do Sensory Profile. Psicologia: Teoria e Prática, 17(3), 104-120. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n3p104-120. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psi...
). |
3 a 10 anos |
Dunn (1994) citada no estudo de Mattos et al. (2015)Mattos, J. C., D’Antino, M. E. F., & Cysneiros, R. M. (2015). Tradução para o português do Brasil e adaptação cultural do Sensory Profile. Psicologia: Teoria e Prática, 17(3), 104-120. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n3p104-120. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psi...
|
Mattos et al. (2015)Mattos, J. C., D’Antino, M. E. F., & Cysneiros, R. M. (2015). Tradução para o português do Brasil e adaptação cultural do Sensory Profile. Psicologia: Teoria e Prática, 17(3), 104-120. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n3p104-120. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psi...
|