Open-access Agência de terapeutas ocupacionais que exercem a função docente em instituições de ensino superior

Resumo

Aborda-se a formação de terapeutas ocupacionais que lecionam no contexto universitário, especificamente a construção e o desenvolvimento da identidade profissional. Destaca-se a heterogeneidade dos papéis docentes, influenciada por dimensões disciplinares, organizacionais e outras que configuram condições materiais e simbólicas, onde a identidade se apresenta como uma construção cultural profundamente enraizada e em constante remodelação, influenciada pela atividade em que os professores participam. Nessa linha, é de extrema importância considerar experiências subjetivas de aprendizagem para compreender as mudanças no posicionamento identitário e como isso afeta os professores, independentemente de sua experiência, especialidade e contexto de trabalho. Como metodologia, utiliza-se uma análise temática de uma investigação anterior onde foram encontradas quatro modalidades de agência nas narrativas de seis terapeutas ocupacionais que exercem a docência universitária no Chile, que são: deliberada, forçada, facilitada e concedida. Destaca-se a estreita relação entre identidade e agência no trabalho docente, identificando diversas modalidades de agência e sua ligação com os processos identitários dos terapeutas ocupacionais. Contudo, sugere-se a necessidade de pesquisas empíricas específicas para aprofundar essa relação e abordar como a comunidade estudantil percebe essas dinâmicas. Ressalta-se também a importância de compreender a diversidade de hábitos na aquisição e participação de papéis, mesmo no mesmo contexto de execução.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Agência; Identificação Social; Ensino Superior; Docentes

location_on
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Report error