Acessibilidade / Reportar erro

Como a resiliência é conceituada e operacionalizada na literatura de ciência ocupacional e terapia ocupacional? Protocolo para uma revisão de escopo

Resumo

Introdução

Resiliência é um termo que descreve a habilidade de superar, adaptar ou lidar com eventos estressantes ou perturbadores. Embora pesquisadores e profissionais definam resiliência de diversas maneiras – como resiliência psicológica ou a desastres - o conceito fundamentalmente engloba perseverança no enfrentamento de adversidades. Como especialistas na interação entre indivíduos, comunidades, ambientes e ocupações, terapeutas ocupacionais e cientistas ocupacionais têm potencial para compreender e propiciar a resiliência, com alguns conceitos semelhantes (como adaptação ocupacional). Entretanto, não há nenhuma revisão publicada sobre resiliência na área.

Objetivo

Explorar como a resiliência é conceituada e operacionalizada na literatura científica de terapia ocupacional e ciência ocupacional.

Método

Guiados pela metodologia para revisões de escopo proposta pelo Instituto Joanna Briggs, buscou-se por documentos em bases de dados científicas e outras fontes. Dois membros da equipe revisaram documentos para inclusão e as discrepâncias foram resolvidas por uma terceira pessoa. Utilizou-se literatura em inglês (artigos de pesquisa, editoriais, dissertações etc.) publicada desde 1990 que: (1) contenha ‘resilien*’ e (2) seja focada na ocupação, desde que: terapeutas ocupacionais ou cientistas ocupacionais fossem coautores ou participantes da pesquisa; e/ou publicada em periódico focado em terapia ocupacional/ciência ocupacional. Foram reportadas as principais informações dos documentos incluídos, como a metodologia e as teorias de resiliência.

Resultados

Este estudo está em andamento; foca-se aqui no protocolo de pesquisa, sem resultados.

Conclusão

As discussões serão úteis para profissionais na prática clínica e pesquisadores buscando por uma conceituação ocupacional de resiliência. De uma perspectiva de justiça social, essa revisão pode destacar evidências de que o engajamento com ocupações pode promover resiliência entre comunidades marginalizadas.

Palavras-chave:
Resiliência Psicológica; Projetos de Pesquisa; Literatura de Revisão como Assunto; Justiça Social

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br