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Hartman-Maeir et al. (2007a)
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Reabilitação comunitária (RC) |
Pós-AVE |
G1 e G2 apresentavam nível funcional baixo, com assistência para AVD e AIVD (exceção: “uso do telefone” no G1). O G1 revelou uma melhoria significativa (± 15%) no nível de participação e na satisfação com a vida, comparado ao controle (G2). |
| N: 83 |
| G1: 27 RC |
| G2: 56 sem RC |
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Packer et al. (2009)
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Vision Self-management Programme (VSM) |
Deficiência visual |
No pós-intervenção, houve aumento estatisticamente significativo na participação (8%), assim como redução dos sintomas depressivos. No follow-up (12 semanas pós-término da intervenção), o nível estava 1% acima do pré-intervenção. |
| N: 13 |
| Só grupo intervenção |
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Girdler et al. (2010)
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N:36 |
G1 aumentou o nível de participação comparado a G2, independentemente dos sintomas depressivos. |
| G1: cuidado usual +VSM |
| G2: cuidado usual |
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Ghahari et al. (2010)
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Programa online de autogestão de fadiga (“Managing Fatigue” - MF) |
Fadiga extrema |
G1 e G2 aumentaram a participação. G1 apresentou melhores resultados que G3, principalmente em autoeficácia. |
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Online ou presencial |
N: 115 |
Não houve diferenças significativas entre os três grupos para fadiga, qualidade de vida, depressão, ansiedade, estresse ou apoio social. |
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G1: MF online |
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| G2: MF sem atividades e interação |
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| G3: grupo controle |
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Ghahari & Packer (2012)
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N:115 |
G2 obteve uma pontuação melhor que G1 para redução da fadiga geral, exceto no follow-up, que resultou em maior nível de participação. |
| G1: online |
G1 e G2 tiveram melhora na fadiga geral e cognitiva do que G3, após intervenção e no follow-up. G1 teve melhor autogerenciamento da depressão, estresse e autoeficácia. |
| G2: presencial |
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| G3: controle |
| G4: sem intervenção. |
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Henshaw et al. (2011)
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Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance (CO-OP) |
Pós-AVE |
O caso 1 aumentou em participação e o caso 2 manteve a participação, sem saber se foi estatisticamente significativo. |
| N:2 |
| Só grupo intervenção |
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Foster et al. (2013)
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Programa comunitário de dança de tango |
Parkinson |
Participação no G1 aumentou para 90% e G2 permaneceu em torno de 80%. Lazer de baixa demanda com melhorias mais consistentes em G1. |
| N:52 |
| G1: tango |
| G2: controle |
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Wehofer et al. (2013)
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Uso de atividades e equoterapia |
Risco de queda |
Houve aumento de 12 atividades após a intervenção com equoterapia, com redução da dor crônica, melhoria no equilíbrio funcional, diminuindo o risco de queda. |
| N: 1 |
| G: Não se aplica |
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Sturkenboom et al. (2014)
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Terapia ocupacional domiciliar |
Parkinson |
G1 aumentou a participação em AIVD se comparado a G2, 3 e 6 meses pós-intervenção, maior satisfação com o desempenho nas atividades, percepção e enfrentamento do funcionamento diário. |
| N:191 |
| G1: 124 com TO |
| G2:67 controle, sem TO. |
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Sabari et al. (2015)
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Programa comunitário Brooklyn Parkinson's Group (BPg) |
Parkinson |
G1 preservaram mais as atividades, sobretudo para lazer de baixa demanda e sociais. Sem diferença entre grupos em qualidade de vida. |
| N: 26 |
| G1: 13 com BPg |
| G2: 13 sem BPg |
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McNamara et al. (2016)
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Programa comunitário |
Fragilidade |
Efeito positivo no nível de participação, particularmente para AIVD e lazer. Os participantes estavam mais confiantes. |
| N: 21 |
| Só grupo intervenção |
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Kaizerman-Dinerman et al. (2018)
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Intervenção em grupo metacognitiva (MCG) |
Esquizofrenia |
Aumentos significativos no desempenho, atividade e participação no G1, principalmente em AIVD. |
| N: 84 |
| G1: 43 MCG |
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Kaizerman-Dinerman et al. (2019)
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G2: 41 controle |
G1 usou mais estratégias cognitivas (secretas e abertas) e prediz a participação. |
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Wetherell et al. (2018)
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Activity, Balance, Learning, and Exposure (ABLE) |
Medo de cair |
G1 demonstrou significativa redução no medo de cair e aumentou a participação. Sem diferenças nas taxas de queda entre os grupos, na intervenção e no follow-up. |
| N: 42 |
| G1: 21 ABLE |
| G2: 21 orientações preventivas. |
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Kim & Cho (2018)
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Reabilitação cognitiva centrada na ocupação |
CCL |
AIVD aumentou, mas não foi significativo. A intervenção melhorou as habilidades cognitivas. |
| N: 6 |
| Só o grupo intervenção |
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Gould et al. (2018)
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Breathing, Relaxation, Education for Anxiety Treatment in the Home Environment (BREATHE) |
Transtornos de ansiedade |
Redução significativa em sintomas de ansiedade no G1, sem efeito significativo na participação. |
| N: 40 |
| G1: 20 BREATHE |
| G2: 20 controle |
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Lyons et al. (2019)
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Health Through Activity (HTA) |
Câncer |
G1 teve uma frequência significativamente maior de envolvimento lazer e AIVD. G2 apresentou pequenas melhorias. |
| N: 59 |
| G1: 30 HTA |
| G2: 29 cuidados usuais |
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Wolf et al. (2019)
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Cognitive Oriented Strategy Training Augmented rehabilitation – COSTAR versus
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Pós-AVE |
G1 e G2 mostraram mudanças positivas na maioria das medidas de resultado e não indicam uma clara vantagem que favorece uma intervenção sobre a outra. Comparado ao COSTAR, o TST teve um pequeno efeito nas atividades de lazer de alta demanda e efeito médio nas AIVD e no ACS geral. |
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Task-specific Training – TST |
N:44 |
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G1: 24 COSTAR |
| G2: Controle, TST |
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Newman et al. (2019)
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Cognitive Self-Management
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Câncer de mama e déficit cognitivo |
Aumentos significativos na autopercepção de desempenho e satisfação na vida diária, além de participação em AIVD, atividades sociais e de lazer. No follow-up, os ganhos não foram mantidos. |
| N:15 |
| Só o grupo intervenção |
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Ahn (2019)
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Intervenção baseada na ocupação |
Pós-AVE |
G1 com aumento significativo na qualidade do desempenho e na participação em hemiparéticos. |
| N:43 |
| G1: 23 com intervenção em ocupação |
| G2: 20 com intervenção em ações |