Open-access Análise de discursos sobre a prática de terapeutas ocupacionais com crianças residentes na rede de proteção melhor infância (Mejor Niñez)

Resumo

Introdução  Desde 2021, quando se determina judicialmente a violação de direitos fundamentais de uma criança, o Serviço de Proteção Especializada à Infância e Adolescência "Mejor Niñez" implementa medidas de proteção. Esta instituição tem gerado novas diretrizes, incorporando terapeutas ocupacionais nas equipes profissionais das residências de proteção.

Objetivo  Contribuir para o limitado corpus bibliográfico sobre terapia ocupacional no Chile no âmbito das residências de proteção, buscando dar visibilidade a este campo profissional.

Método  Utilizou-se uma metodologia descritivo-analítica, de natureza qualitativo-quantitativa com predominância do enfoque qualitativo. A abordagem etnográfica permitiu a coleta de informações de terapeutas ocupacionais que atuam em dispositivos de proteção residencial do programa Mejor Niñez. Para a análise dos dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo, complementado por perspectivas teóricas da antropologia da saúde, do corpo e da violência, com o objetivo de enriquecer a interpretação a partir de uma visão interdisciplinar e crítica.

Resultados  Destaca-se a relevância do vínculo terapêutico em intervenções humanizadas, sublinhando a percepção de competência profissional como um fator-chave na permanência no trabalho.

Conclusão  Emergiram fatores de risco, como a (sobre)adaptação ao estresse, trauma vicário, fadiga por compaixão e burnout, que impactam a integridade do terapeuta ocupacional e geram tensões que influenciam na permanência no emprego.

Palavras-chave:
Criança; Proteção da Criança; Violência; Saúde; Terapia Ocupacional

location_on
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro