Open-access Raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais brasileiras experts: um estudo da teoria fundamentada em dados construtivista 1

Resumo

Introdução  Modelos ou teorias baseadas na prática são elementos relevantes para a compreensão dos processos de pensamento deliberado na individualização do cuidado a um cliente específico na prática do terapeuta ocupacional. O Método de Terapia Ocupacional Dinâmica (MTDO) é um arcabouço conceitual-metodológico em andamento desenvolvido no Brasil desde a década de 1970.

Objetivo  Examinar os processos de raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais experts que utilizam o MTDO.

Método  Uma abordagem construtivista da teoria fundamentada em dados norteou este estudo. Os dados foram coletados e analisados ​​simultaneamente através da Análise Comparativa Constante. Entrevistas individuais e em grupo e um diário reflexivo compuseram os instrumentos de coleta de dados. Os participantes foram 10 terapeutas ocupacionais experts com: mínimo de 10 anos de experiência prática, mínimo de cinco anos desde a conclusão do treinamento clínico do MTDO, que empregam o MDTO como estrutura principal em sua prática, e considerados experts por seus colegas.

Resultados  Duas categorias principais emergiram da análise dos dados: (1) processos de raciocínio do MDTO – construção diagnóstica situacional, estabelecimento e gestão de relações triádicas e avaliação dialógica do processo terapêutico/percursos associativos; (2) pensar ético-esteticamente, associativa e dinamicamente.

Conclusão  Esta pesquisa avança no conhecimento sobre os processos de raciocínio de terapeutas ocupacionais experts, demonstrando a importância do conhecimento teórico e metodológico para informar o raciocínio clínico. Foi desenvolvida uma teoria sobre o raciocínio clínico de terapeutas ocupacionais experts que empregam o MDTO, detalhando como esse referencial conceitual-metodológico sustenta o raciocínio, fornecendo conceitos operacionais valiosos para apoiar uma prática dinâmica centrada na singularidade dos clientes e no contexto situado.

Palavras-chave:
Raciocínio Clínico; Terapia Ocupacional; Teoria Fundamentada em Dados; Pensamento; Prática Profissional

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