Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária1 1 Este estudo integra o conjunto de resultados da pesquisa “Avaliação Otoneurológica Integrada em Indivíduos Atendidos em um Hospital Universitário”, registrada e aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa. Essa pesquisa ocupa-se em analisar resultados obtidos com a realização de ações coletivas de promoção da saúde (em especial, eventos e campanhas dedicados à identificação de riscos à saúde e ao favorecimento da qualidade de vida de diferentes populações expostas ao ruído em diferentes contextos) seguidas de ações individuais, como avaliação de agravos otoneurológicos.

Quality of life and academic routine: a necessary reflection

Resumo

A qualidade de vida está sendo amplamente discutida na atualidade e em diversos cenários e, portanto, traz desafios para as políticas e as práticas da área da saúde. Um dos cenários possíveis de se explorar e analisar os aspectos que podem influenciar a qualidade de vida das pessoas é a educação superior. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de comparar e refletir sobre a qualidade de vida de discentes do primeiro e do último ano de três cursos de saúde de uma Universidade Federal da região Sul do país. Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, no qual se aplicou o WHOQOL-bref, um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde para avaliar, em modelo abreviado, a qualidade de vida. A amostra do estudo foi constituída por 119 sujeitos, graduandos em Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia. O período de coleta de dados foi de abril a junho de 2017 e para o tratamento das informações se utilizou o Software Statistica 9.1, considerando-se um nível de significância de 5% (p < 0,05). Os resultados da pesquisa demonstraram diminuição, embora não haja diferença significativa, na qualidade de vida dos ingressantes do primeiro ano dos três cursos, quando comparados aos estudantes do último; o que pode ser justificado pelo impacto e pelas transições que o ingresso à universidade produz. Desse modo, é necessário que o universitário possa dispor de uma rede de suporte e atenção, que garanta adequada formação profissional e promoção de sua saúde, potencializando a qualidade de vida.

Palavras-chave:
Qualidade de Vida; Educação Superior; Adaptação; Terapia Ocupacional; Fonoaudiologia; Fisioterapia

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br