Resumo
Introdução O aumento da prevalência do transtorno do espetro do autismo (TEA) e o seu impacto no desenvolvimento de competências relacionadas com a autonomia realçaram a importância da intervenção do terapeuta ocupacional na infância. Esta profissão caracteriza-se pelo seu forte enfoque na funcionalidade e é chamada a realizar práticas baseadas em evidência.
Objectivos Analisar a prática atual da terapia ocupacional no tratamento de crianças com TEA na Espanha.
Método Foi desenvolvido um questionário online na plataforma Qualtrics® com 27 perguntas sobre: formação, modelo teórico preferido, objetivos de intervenção, instrumentos de avaliação, relação com outros profissionais e satisfação com a prática. O questionário foi preenchido por 151 terapeutas ocupacionais. Foi efetuada uma análise descritiva através de frequências absolutas, percentagens, média e moda.
Resultados A formação (70,83%) e o modelo preferido (62,32%) são a integração sensorial, o objetivo mais contemplado é o brincar (86,15%) e o instrumento mais utilizado é o Perfil Sensorial-2 (84,74%). Em geral, existe uma elevada satisfação com a prática (73,81%), mas não sem um desejo de efetuar mudanças (73,81%).
Conclusões Tanto quanto sabemos, esta é a primeira vez que se desenvolve na Espanha um estudo com estas caraterísticas dirigido a terapeutas ocupacionais que intervêm com crianças com TEA. Os nossos resultados podem constituir um passo positivo no desenvolvimento de estratégias para melhorar a avaliação e a intervenção dos terapeutas ocupacionais e favorecer uma prática baseada em evidência.
Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Inquéritos; Transtorno do Espectro Autista; Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde
Thumbnail
