Open-access Influências da covid-19 no cotidiano e na saúde mental de cuidadoras de familiares com esquizofrenia

Resumo

Introdução  Pessoas com esquizofrenia necessitam de acompanhamento contínuo pelos serviços de saúde mental e por um cuidador, papel assumido comumente por um familiar. A pandemia de coronavírus (covid-19) provocou descontinuidade na assistência oferecida pelos serviços, sobrecarregando o cuidador e gerando mudanças significativas em seu cotidiano.

Objetivo  Identificar e descrever, sob a ótica de cuidadores de familiares com esquizofrenia, as mudanças em seus cotidianos decorrentes do distanciamento social imposto pela covid-19.

Método  Pesquisa qualitativa, descritiva e transversal, realizada em um ambulatório especializado com 10 participantes do sexo feminino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e tratados por meio da análise temática de conteúdo.

Resultados  Duas categorias analíticas foram identificadas: 1) Cotidiano alterado (as participantes explicitaram dificuldades em ocupações como trabalho, atividades da vida diária, lazer e atividades instrumentais da vida diária); 2) Percepções sobre a saúde mental (humor deprimido e sentimentos como ansiedade, preocupação e medo). As participantes apontaram novos desafios durante a pandemia, tanto na relação com parentes adoecidos quanto consigo mesmas. A covid-19 impactou as ocupações e a saúde mental das cuidadoras, exigindo novas formas de existir e de lidar com dificuldades. O marcador social de gênero mostrou-se essencial para a compreensão das experiências vividas no cotidiano dessas mulheres.

Conclusão  O cotidiano das cuidadoras sofreu diversas mudanças diversas durante o distanciamento social e suas vulnerabilidades foram exacerbadas, provocando sofrimento multidimensional. É fundamental que cuidadoras recebam atenção de terapeutas ocupacionais e equipes interprofissionais, considerando a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas a esse grupo, especialmente em contextos de crise sanitária.

Palavras-chave:
Covid-19; Cuidadores; Esquizofrenia; Saúde Mental; Terapia Ocupacional

location_on
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro