Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção telemática na terapia ocupacional para pessoas com Alzheimer

Resumo

Introdução

Devido aos novos desafios e às circunstâncias atuais da vida, somos confrontados com a necessidade de inovar em novas intervenções que podem ser realizadas eletronicamente. A terapia ocupacional, pessoalmente ou à distância, através das tecnologias da informação e comunicação, pode oferecer serviços a todos aqueles que estão isolados ou em um local sem recursos.

Objetivo

O objetivo deste estudo é identificar estratégias de intervenção que possam ser realizadas telematicamente com pessoas com Alzheimer e suas famílias da Terapia Ocupacional.

Método

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus e no Google Academic, nas quais foram incluídas publicações como guias e artigos.

Resultados

Quatro áreas da prática telemática de terapia ocupacional para pessoas com Alzheimer são destacadas: Intervenção em rotinas ocupacionais, aconselhamento sobre tecnologias e produtos de apoio, aconselhamento sobre exercícios de estimulação e aconselhamento sobre exercícios motores.

Conclusão

A partir da terapia ocupacional, uma abordagem telemática pode ser realizada para pessoas com Alzheimer, mas são necessários mais estudos científicos para demonstrar isso.

Palavras-chave:
Telemedicina; Terapia Ocupacional; Doença de Alzheimer

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br