Resumo
Introdução Profissionais de saúde e ciências sociais precisam ser treinados para tomar medidas para reduzir os efeitos negativos do estigma, não apenas para aqueles que são estigmatizados, mas, especialmente, para aqueles que estigmatizam.
Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar a aprendizagem que estudantes de terapia ocupacional desenvolvem sobre a redução do estigma público quando realizam uma intervenção socioeducativa com a população em geral apoiada por tutores pares em uma universidade chilena.
Metodologia Foi adotada uma metodologia qualitativa com uma abordagem socioconstrucionista do conhecimento. As informações foram geradas por meio de questionários qualitativos on-line respondidos por seis professores, seis tutores e 80 alunos de uma universidade privada chilena. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo temática.
Resultados Seis temas emergiram: facilitadores de aprendizagem, construção do estigma público, redução do estigma, reconceitualização da pessoa estigmatizada, efeitos do estigma público e desenvolvimento da consciência ocupacional.
Conclusões A combinação de aprendizagem baseada em projetos e mentoria entre pares é uma estratégia pedagógica útil e eficiente para estudantes de ciências sociais e da saúde, como terapia ocupacional, aprenderem aspectos relevantes do estigma público, como suas causas, efeitos potenciais e estratégias socioeducacionais para reduzi-lo.
Palavras-chave:
Estigma Social; Aprendizagem por Associação de Pares; Alunos; Direitos Humanos
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