Acessibilidade / Reportar erro

“Eu o pari e ele me deu a vida”: estudo da transição ocupacional vinculada à maternidade de duas mulheres com transtorno mental

Resumo

Introdução:

A quantidade de mulheres com transtorno mental que são mães está aumentando. A maternidade produz uma grande mudança na vida das mulheres, podendo gerar novas necessidades ocupacionais e constituindo um campo emergente para a terapia ocupacional.

Objetivo:

Identificar e descrever as necessidades ocupacionais vivenciadas durante a transição ocupacional vinculada à maternidade, segundo a perspectiva de duas mulheres com transtorno mental na Galícia, Espanha.

Método:

Pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, empregando técnicas conversacionais para a coleta de dados e análise temática.

Resultados:

“No dia a dia antes da mudança” e “Eu o pari e ele me deu a vida” são os temas que descrevem de forma transversal as necessidades ocupacionais vividas pelas participantes no seu processo de transição ocupacional vinculado à maternidade.

Conclusão:

A discussão é realizada em torno dos mediadores da transição ocupacional e da complexidade desta e contribui com uma visão crítica, compreendendo as experiências das participantes como uma a mais entre a diversidade que representa a maternidade. Conclui-se discutindo as implicações para a terapia ocupacional.

Palavras-chave:
Maternidade; Saúde Mental; Ocupação; Terapia Ocupacional

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br