Resumo
Introdução A impressão tridimensional (3D) é capaz de confeccionar produtos físicos avançados e especializados por meio de tecnologia computadorizada e softwares específicos. Alguns desses produtos são as órteses e próteses, que podem favorecer a funcionalidade do sujeito em seu cotidiano.
Objetivo Identificar o tipo, o uso e a aplicabilidade da impressão 3D na confecção de órteses e próteses para membro superior.
Método Revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, Web of Science, Scopus e Science Direct, sem delimitação de tempo, na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, seguindo os critérios de elegibilidade: estudos do tipo experimental, observacional e relatos de casos, cujo objeto de estudo foram as órteses e próteses impressas em 3D, com pacientes de qualquer idade e qualquer diagnóstico de comprometimento do membro superior.
Resultados Foram incluídos nove artigos, sete referentes ao uso da impressão 3D na confecção de prótese e dois referentes à confecção de órteses. Muitos dos estudos foram direcionados ao público infantil e os materiais mais utilizados para confecção foram o PLA e o ABS. A equipe multidisciplinar foi apresentada como fundamental no processo de avaliação, criação e testagem dos dispositivos.
Conclusão Apesar dos estudos analisados tangenciarem fases iniciais de desenvolvimento e investigação da aplicabilidade da impressão 3D na criação de órteses e próteses, observou-se que já existem melhorias do custo-benefício gerado pelo uso desta tecnologia, bem como a possibilidade de gerar produtos mais versáteis. Apontando-se como um campo promissor para ampliar a aplicação da impressão 3D como recurso facilitador do processo de reabilitação.
Palavras-chave:
Aparelhos Ortopédicos; Membros Artificiais; Impressão Tridimensional; Extremidade Superior; Reabilitação
Thumbnail
