Open-access Eficácia do emprego apoiado para pessoas com transtornos mentais graves

Resumo

Introdução  As pessoas com transtornos mentais graves enfrentam elevadas taxas de desemprego, o que tem motivado intervenções específicas na área do emprego. O emprego apoiado, centrado na obtenção de um emprego competitivo com apoio contínuo, é mais eficaz do que a reabilitação profissional.

Objetivo  Explorar a eficácia das intervenções de terapia ocupacional que se centram no emprego apoiado para melhorar a empregabilidade das pessoas com transtornos mentais graves.

Método  Foi efetuada uma revisão sistemática, seguindo ao modelo PRISMA. A pesquisa foi efetuada nas seguintes bases de dados: PubMed, Web of Science e Scopus, que produziram um total de 1.814 registos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 7 artigos, publicados até abril de 2024. O risco de viés foi avaliado usando as ferramentas Review Manager Web e ROBINS-1. O protocolo de revisão foi registado no PROSPERO: CRD4202424536471.

Resultados  A amostra total foi de N= 866 (M=123,71, DP= 52,45). A idade dos participantes variou entre 38 e 47 anos, com predominância do sexo masculino. As intervenções de emprego apoiado combinadas com intervenções específicas, como a terapia cognitivo-comportamental ou a remediação cognitiva, mostraram melhorar as taxas de emprego.

Conclusão  São necessários estudos com maior rigor metodológico para confirmar a eficácia destes programas, de modo a orientar os profissionais de terapia ocupacional na tomada de decisões centradas na prática baseada na evidência.

Palavras-chave:
Transtornos Mentais; Emprego com Apoio Especial; Trabalho; Terapia Ocupacional

location_on
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro