Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções da terapia ocupacional para adultos com dificuldades de aprendizagem: avaliando os encaminhamentos recebidos antes e durante o pico da pandemia pelo COVID-19

Resumo

Introdução

A pandemia de COVID-19 impactou significativamente na prestação de serviços para adultos com dificuldades de aprendizagem, resultando em atividades ocupacionais, rotina e contato social reduzidos.

Objetivo

Analisar os encaminhamentos recebidos para intervenção de terapia ocupacional para adultos com dificuldades de aprendizagem pré-COVID-19 (2019) e durante a COVID-19 (2020).

Método

Estudo descritivo realizado como avaliação de serviço com uma equipe de eficácia clínica do Serviço Nacional de Saúde, em uma cidade do norte da Inglaterra, Reino Unido. A fonte de dados foi obtida a partir da documentação de encaminhamentos. Os dados quantitativos e qualitativos foram extraídos de uma plataforma de dados e analisados ​​descritivamente em média, mediana, moda e desvio padrão, por meio do Software Microsoft Excel.

Resultados

O número total de casos utilizados nesta avaliação foi de duzentos e setenta e quatro (n=274). Identificou-se que houve um aumento de encaminhamentos durante a pandemia de COVID-19, sendo o maior para a intervenção de terapia ocupacional com foco no engajamento em ocupação significativa. Nos dois anos, os encaminhamentos predominantes foram para revisões de equipamentos.

Conclusão

Os dados coletados capturam uma ampla gama de informações sobre a prestação de serviços de terapia ocupacional pré e durante a pandemia de COVID-19. Tais informações subsidiam considerações futuras sobre os serviços de terapia ocupacional para adultos com dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave:
Deficiências da Aprendizagem; Atenção à Saúde; Estudo de Avaliação; Terapia Ocupacional; COVID-19

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br