Acessibilidade / Reportar erro

Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior1 1 O artigo é parte de pesquisa de mestrado da primeira autora. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil para ser apreciada por um Comitê de Ética em Pesquisa e obteve a aprovação do Conselho, conforme parecer n. 2.505.459.

Resumo

Introdução

O número de estudantes com deficiência visual que ingressam no ensino superior tem sido expressivo graças às políticas de ações afirmativas e às mudanças na educação básica destinadas a este grupo nos últimos anos. Em vista dessas mudanças, o acesso à informação e as condições de acessibilidade disponibilizadas nas Instituições de Ensino Superior devem ser prioridades para garantir a permanência desses estudantes na universidade.

Objetivo

Analisar a produção científica sobre a inclusão educacional das pessoas com deficiência visual, especificamente no que diz respeito à permanência em instituições de ensino superior.

Método

Revisão integrativa realizada nos ambientes virtuais de acesso público, como o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO), combinando os seguintes descritores: baixa visão, ensino superior, cegueira, acessibilidade, tecnologia assistiva e deficiência visual.

Resultados

21 artigos foram selecionados, organizados e submetidos à análise, possibilitando a identificação de uma categoria: acesso e permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior; e duas subcategorias: formação docente para atuação com estudantes com deficiência visual; disponibilidade de recursos materiais nas instituições de ensino superior.

Conclusão

A análise do material indica que, embora o acesso ao ensino superior das pessoas com deficiência esteja legalmente amparado, é necessária uma efetiva inclusão desses estudantes nas instituições, evidenciando que não basta apenas possibilitar o ingresso, se não houver estruturas físicas adequadas e recursos materiais disponíveis e acessíveis que garantam a permanência do estudante com deficiência visual.

Palavras-chave:
Educação de Pessoas com Deficiência Visual; Deficientes visual; Educação Superior; Inclusão Escolar

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br