1.
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Alexandrino et al. (2017)Alexandrino, E. G., Souza, D., Bianchi, A. B., Macuch, R., & Bertolini, S. M. M. G. (2017). Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência. Cinergis, 18(1), 1-7. Recuperado em 05 de julho de 2017, de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/36198. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespec...
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Investigar as dificuldades que uma ex-aluna, portadora de deficiência visual grave, vivenciou durante a graduação em uma instituição de ensino superior pública. |
Revista Cinergis
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2.
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Branco & Leite (2016)Branco, A. P. S. C., & Leite, L. P. (2016). Condições de acessibilidade na pós-graduação: um estudo com estudantes de universidade pública. Psicologia da Educação, (43), 35-45. http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20160004. http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.2016...
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Analisar como estudantes com deficiência que ingressam em cursos de pós-graduação stricto sensu identificam as condições de acessibilidade no contexto universitário. |
Revista Psicologia da Educação
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3.
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Calheiros & Fumes (2016)Calheiros, D. S., & Fumes, N. L. F. (2016). A inclusão de universitários com deficiência em cursos de Educação Física na cidade de Maceió/AL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 21(2), 523-540. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200011. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016...
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Entender o processo de inclusão de universitários com deficiência em cursos presenciais de Graduação em Educação Física da cidade de Maceió/AL |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
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4.
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Ciantelli & Leite (2016)Ciantelli, A. P. C., & Leite, L. P. (2016). Ações exercidas pelos núcleos de acessibilidade nas universidades federais brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(3), 413-428. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300008. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216...
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Traçar um panorama das ações exercidas pelos núcleos de acessibilidade em favor da participação das pessoas com deficiência nas IFES. |
Revista Brasileira de Educação Especial
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5.
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Duarte et al. (2013)Duarte, E. R., Rafael, C. B. S., Filgueiras, J. F., Neves, C. M., & Ferreira, M. E. C. (2013). Estudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 19(2), 289-300. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000200011. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013...
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Levantar o número de alunos autodeclarados com deficiência em processo de inclusão no ensino superior nas instituições públicas e privadas de Juiz de Fora |
Revista Brasileira de Educação Especial
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6.
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Fernandes & Costa (2015)Fernandes, W. L., & Costa, C. S. L. (2015). Possibilidades da tutoria de pares para estudantes com deficiência visual no ensino técnico e superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 21(1), 39-56. Recuperado em 20 de julho de 2017, de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382015000100039&lng=e&tlng=en http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
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Analisar e descrever a percepção de estudantes com deficiência visual e sem deficiência (tutores) sobre a atividade de tutoria de pares. |
Revista Brasileira de Educação Especial
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7.
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Fialho & Silva (2012)Fialho, J., & Silva, D. O. (2012). Informação e conhecimento acessíveis aos deficientes visuais nas bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, 17(1), 153-168. Recuperado em 19 de agosto de 2017, de http://www.scielo.br/pdf/pci/v17n1/a09v17 n1.pd. http://www.scielo.br/pdf/pci/v17n1/a09v1...
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Demonstrar que bibliotecas universitárias podem ser acessíveis aos deficientes visuais, sem grandes custos para a instituição mantenedora. |
Revista Perspectivas em Ciência da Informação
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8.
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Guerreiro et al. (2014)Guerreiro, E. M. B. R., Almeida, M. A., & Silva Filho, J. H. (2014). Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 19(1), 31-60. Recuperado em 10 de maio de 2017, de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141440772014000100003&lng=pt&tlng=pt. http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
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Construir um instrumento que mensurasse o nível de satisfação do aluno com deficiência com relação ao seu acesso e permanência no ensino superior. |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
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9.
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Martins & Silva (2016)Martins, L. M. S. M., & Silva, L. G. S. (2016). Trajetória acadêmica de uma estudante com deficiência visual no ensino superior. Revista Educação em Questão, 54(41), 251-274. Recuperado em 10 de fevereiro de 2017, de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/ article/view/10165/7361. https://periodicos.ufrn.br/educacaoemque...
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Apresentar o processo educacional de uma aluna com deficiência visual – baixa visão – no ensino superior, em um curso de Engenharia da UFRN. |
Revista Educação em Questão
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10.
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Monteiro et al. (2013)Monteiro, M. L. C., Silveira, D. S., & Ferreira, S. B. L. (2013). Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação de acessibilidade com usuários com deficiência visual total e com baixa visão. Revista Brasileira de Administração Científica, 4(2), 273-289. Recuperado em 17 de julho de 2017, de http://sustenere.co/journals/index.php/rbadm/article/view/ESS2179-684X.2013.002.0019/312. http://sustenere.co/journals/index.php/r...
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Verificar se o portal da Universidade aberta (UAB) é acessível a usuários com deficiência visual |
Revista Brasileira de Administração Científica
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11.
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Nunes & Magalhães (2016)Nunes, V. L. M., & Magalhães, C. M. (2016). Gestão social na educação para pessoas com deficiência. Holos, 8(32), 355-365. Recuperado em 10 de junho de 2017, de http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3370/pdf. http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HO...
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Estudo realizado em sete instituições de ensino superior para identificação de ações e estratégias de gestão desenvolvidas por elas para atender às pessoas com deficiência. |
Revista Holos
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12.
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Oliveira et al. (2016)Oliveira, R. Q., Oliveira, S. M. B., Oliveira, N. A., Trezza, M. C. S. F., Ramos, I. B., & Freitas, D. A. (2016). A inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(2), 299-314. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000200011. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216...
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Analisar a produção científica sobre a educação inclusiva no ensino superior. |
Revista Brasileira de Educação Especial
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13.
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Pereira et al. (2016)Pereira, R., Costa Silva, S., Faciola, R., Pontes, F., & Holanda Ramos, M. (2016). Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, 1(1), 147-160. Recuperado em 15 de abril de 2017, de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19898. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespec...
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Descrever o panorama das pesquisas sobre inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior |
Revista de Educação especial
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14.
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Pivetta et al. (2016)Pivetta, E. M., Almeida, A. M. P., Saito, D. S., & Ulbricht, V. R. (2016). Desafios da acessibilidade no ensino superior: estudo de caso na Universidade de Aveiro. Educação, 39(2), 166-174. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.24686. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.201...
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Compreender o que uma instituição de ensino superior tem feito para que alunos com deficiência prossigam seus estudos, alcançando o nível superior e de pós-graduação. |
Revista Educação
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15.
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Pletsch & Melo (2017)Pletsch, M. D., & Melo, F. R. L. V. (2017). Estrutura e funcionamento dos núcleos de acessibilidade nas universidades federais da região sudeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(3), 1610-1627. Recuperado em: 10 de janeiro de 2018, de http://r1.ufrrj.br/im/oeeies/wp-content/uploads/2018/03/PLETSCH-E-MELO-2017.pdf. http://r1.ufrrj.br/im/oeeies/wp-content/...
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Apresentar resultados de uma pesquisa sobre a estrutura e o funcionamento dos Núcleos de Acessibilidade (NA) de 19 universidades federais da região Sudeste. |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
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16.
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Regiani & Mól (2013)Regiani, A. M., & Mól, G. S. (2013). Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciência & Educação, 19(1), 123-134. Recuperado em 5 de agosto de 2017, de http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/09.pdf. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/09....
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Compreender o ponto de vista de docentes de um curso de licenciatura em Química sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência visual no Curso. |
Revista Ciência & Educação
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17.
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Salih & Kakizawa (2016)Salih, H. E. B., & Kakizawa, T. (2016). Evaluating the learning setting and identifying the study needs for students with visual impairment at the University of Khartoum in Sudan. Journal of Special Education Research, 4(2), 29-37. Recuperado em 20 de fevereiro de 2018, de https://www.jstage.jst.go.jp/article/specialeducation/4/2/414-7/article. https://www.jstage.jst.go.jp/article/spe...
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Conhecer o apoio fornecido pela universidade aos estudantes com deficiência visual para o desenvolvimento de seus estudos durante a formação com base na identificação, por parte dos próprios estudantes, dos problemas encontrados, bem como das suas expectativas antes do ingresso na instituição. |
Journal of Special Education Research
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18.
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Santos & Mendonça (2015)Santos, R. A., & Mendonça, S. R. D. (2015). Universitários cegos: a visão dos alunos e a (falta de visão) dos professores. Revista e-Curriculum, 13(4), 888-907. Recuperado em 15 de maio de 2017, de https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/23185. https://revistas.pucsp.br/curriculum/art...
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Analisar como os alunos com deficiência visual, matriculados no curso de Pedagogia de uma universidade do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, percebem a organização do espaço escolar e as condições de ensino oferecidas pela universidade, bem como analisar a atuação e as expectativas dos professores nesse processo de ensino. |
Revista e-Curriculum
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19.
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Selau & Damiani (2016)Selau, B., & Damiani, M. F. (2016). A conclusão da educação superior por cegos e a psicologia de Vygotski: a ponta do iceberg. Perspectiva, 34(3), 861-879. Recuperado em: 20 de fevereiro de 2018, de https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n3p861. https://periodicos.ufsc.br/index.php/per...
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Analisar o ponto de vista de estudantes cegos sobre as dificuldades encontradas no ensino superior. |
Acta Scientiarum. Education
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20.
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Selau et al. (2017)Selau, B., Damiani, M. F., & Costas, F. A. T. (2017). Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos?. Acta Scientiarum Education, 39(4), 431-440. Recuperado em 20 de fevereiro de 2018, de http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/28915. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/A...
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Analisar as dificuldades enfrentadas por cegos na educação superior, propondo algumas estratégias que podem ser empreendidas por gestores e professores para a superação de obstáculos que dificultam a inclusão. |
Revista PERSPECTIVA
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21.
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Vilaronga & Caiado (2013)Vilaronga, C. A. R., & Caiado, K. R. M. (2013). Processos de escolarização de pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Educação Especial, 19(1), 61-78. Recuperado em 20 de agosto de 2017, de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000100005 http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
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Descrever e analisar as trajetórias e expectativas de vida escolar de pessoas com deficiência visual que frequentaram um curso comunitário preparatório para o vestibular e almejavam ingressar no ensino superior. |
Revista Brasileira de Educação Especial
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