Open-access Intervenções por meio de vídeo feedback para melhorar o desenvolvimento infantil: recomendações para terapeutas pediátricos

Resumo

Introdução  O feedback em vídeo tem sido usado em alguns ambientes terapêuticos para apoiar a parentalidade e o desenvolvimento infantil. Há evidências de resultados positivos quando os terapeutas implementam a feedback em vídeo ao trabalhar com pais e crianças com dificuldades ao longo das trajetórias de desenvolvimento. No entanto, há pouca informação sobre como utilizar e implementar esta estratégia.

Objetivo  Este estudo apresenta uma proposta de adaptação dessas estratégias para áreas da saúde como fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

Métodos  Este documento apresenta uma descrição e protocolo para orientar a adaptação e implementação do feedback em vídeo no trabalho com crianças. Descreve como organizar as sessões, como os vídeos são analisados ​​e como o feedback é dado à família.

Resultados  Esta intervenção é uma ferramenta valiosa para a equipe interdisciplinar de saúde ou reabilitação.

Conclusão  Pode ser utilizada em intervenções de diferentes disciplinas para promover o desenvolvimento de diversas habilidades como alimentação, linguagem, integração sensorial, desenvolvimento motor fino e grosso.

Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Terapia Ocupacional; Fisioterapia; Fonoaudiologia

location_on
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro