Acessibilidade / Reportar erro

Atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas com crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down1 1 O trabalho é parte integrante do Projeto de Pesquisa “PROJETO TO BRINCANDO: análise das atividades desenvolvidas com crianças com síndrome de Down, em uma brinquedoteca terapêutica”.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as atividades utilizadas em uma brinquedoteca terapêutica com grupos de crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down e correlacioná-las com a faixa etária. Para tanto, foi realizado um estudo analítico de 297 atividades desenvolvidas com 44 participantes com síndrome de Down de 2 a 13 anos, com base na análise da Ficha de Registro de Atividades. Para atender ao primeiro objetivo, foi feita a análise univariada descritiva, utilizando-se frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas. A fim de responder ao segundo objetivo, que comparou as variáveis categóricas relacionadas às atividades desenvolvidas na brinquedoteca com as faixas etárias, foi feita a análise bivariada, empregando-se o teste qui-quadrado (X2). Os resultados mostraram que foi utilizado um conjunto variado de atividades, em especial aquelas envolvendo música, brincadeiras de empilhar, encaixar e construir para o grupo de 2 a 3 anos e 11 meses; atividades expressivas para o grupo de 4 a 7 anos e 11 meses; e jogos, atividades de matemática, leitura, escrita, e aquelas relacionadas ao desenvolvimento de linguagem para o grupo de 8 a 13 anos. O estudo trouxe dados relevantes para o desenvolvimento da terapia ocupacional na área da infância, em especial no trabalho com crianças com deficiência intelectual.

Palavras-chave:
Terapia Ocupacional; Síndrome de Down; Jogos e Brinquedos

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br